Por que sentimos tristeza pela manhã?
Muitas pessoas dizem que se sentem tristes pela manhã, mais do que em qualquer outra hora do dia. Às vezes, essa tristeza pela manhã é muito intensa, assemelhando-se ao transtorno depressivo maior. Com o passar das horas, no entanto, ela tende a desaparecer, podendo não estar mais presente à noite.
Esta tristeza matinal também é conhecida como “depressão matinal”. É uma sensação específica, e portanto, diferente de outros tipos de depressão. Sua principal característica é que só ocorre nas primeiras horas do dia.
Em alguns casos, a tristeza matinal não está diretamente relacionada à depressão, sendo consequência de outras causas. Além disso, às vezes não é algo temporário, pois pode partir de um quadro mais grave.
“Faça do seu quarto um santuário e fique em paz consigo mesmo.”
-Antonio Sánchez-
Tristeza pela manhã: por que ocorre?
De acordo com o que foi possível estabelecer, a tristeza pela manhã se deve principalmente a três fatores: quadro depressivo, descanso inadequado e consumo de bebidas alcoólicas.
Falamos de tristeza pela manhã ou depressão matinal quando os sintomas de depressão são agudos no início do dia, logo ao acordar. Há indiferença, apatia e uma sensação de vazio emocional que não desaparece. No entanto, com o passar do dia, os sintomas ficam mais leves, embora possam não desaparecer totalmente.
Outro motivo pelo qual você pode se sentir triste pela manhã está relacionado a uma noite de sono ruim. Apesar de ter dormido, o sono não foi restaurador. É provável que as condições do quarto não sejam as mais adequadas ou que exista um problema de saúde que o impeça de dormir bem. De qualquer forma, o mais provável é que você não se sinta bem pela manhã.
Por fim, a sensação de tristeza pode aparecer quando você ingere bebidas alcoólicas antes de dormir. Embora tenham ação calmante, elas alteram os ciclos do sono, interrompendo-os durante a noite. Além disso, o álcool é um depressor do sistema nervoso, e seu efeito pode ser sentido na manhã seguinte.
Depressão matinal
De todas as razões pelas quais você pode se sentir triste pela manhã, a mais complexa é a depressão matinal. É uma condição que requer atenção, pois pode ser o sinal ou o início de um distúrbio. Seus principais sintomas são:
- Dificuldade em acordar ou sair da cama. Sensação de pálpebras pesadas e o corpo parece incapaz de realizar os movimentos.
- Dificuldade em adormecer ou despertares noturnos constantes. Pode ser um sinal de que há uma maior concentração de cortisol à noite, o que gera mais ansiedade noturna e uma maior dificuldade para descansar.
- Hipersonia. Algumas pessoas sentem necessidade de dormir mais do que o normal, sem um motivo aparente. Isso pode ser um sintoma de depressão, embora nem sempre seja.
- Padrões alimentares inadequados. Comer muito ou pouco, especialmente à noite, pode ser um sinal de desequilíbrio no humor.
- Falta de concentração. Dificuldade em se concentrar nas atividades diárias, em fazer várias coisas ao mesmo tempo, ou em concluir o que foi iniciado, mesmo que não seja algo complexo.
- Irritabilidade ou sensação de frustração. São mais intensas pela manhã, mas tendem a persistir em menor grau ao longo do dia.
- Perda de interesse e sensação de vazio.
O que fazer nesta situação?
Se a sensação de tristeza pela manhã for muito intensa e frequente, é aconselhável consultar um médico. Uma em cada cinco pessoas com depressão também sofre de apneia do sono. Da mesma forma, pode haver outro problema de saúde que esteja afetando o bom descanso.
O trabalho noturno, especialmente quando envolve muito estresse, pode levar à depressão matinal. Nessas condições, o corpo e a mente ficam sobrecarregados, e o resultado é um desequilíbrio que pode se manifestar como uma sensação tristeza pela manhã.
Se algo o incomoda ou se você experimenta continuamente uma sensação de desamparo e desesperança, você pode precisar de ajuda psicológica. Quanto antes você recorrer à terapia, mais eficaz ela será. Se esse não for o seu caso, procure aplicar todas as medidas para manter uma boa higiene do sono de modo a obter um descanso adequado.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Kerr, M. (2019, 7 de marzo). Morning depression: what it is and how to treat it. Healthline. https://www.healthline.com/health/depression/morning-depression
- Johns Hopkins Medicine. Depression and sleep: understanding the connection. https://www.hopkinsmedicine.org/health/wellness-and-prevention/depression-and-sleep-understanding-the-connection#:~:text=Depression%20and%20sleep%20problems%20are,falling%20asleep%20or%20staying%20asleep.
- Li, J. Z., Bunney, B. G., Meng, F., Hagenauer, M. H., Walsh, D. M., Vawter, M. P., … & Bunney, W. E. (2013). Circadian patterns of gene expression in the human brain and disruption in major depressive disorder. Proceedings of the National Academy of Sciences, 110(24), 9950-9955.
- McHugh, R. K., & Weiss, R. D. (2019). Alcohol use disorder and depressive disorders. Alcohol research: current reviews, 40(1).
- Salguero Noguera, J. M., & Iruarrizaga Díez, I. (2006). Relaciones entre inteligencia emocional percibida y emocionalidad negativa: ansiedad, ira y tristeza/depresión. Ansiedad estrés, 207-221.