O que é trollagem e quem são os trolls?

A trollagem é uma situação que todos nós, em maior ou menor grau, já sofremos na Internet. Por que ela acontece? Descubra a seguir.
O que é trollagem e quem são os trolls?

Última atualização: 02 Novembro, 2021

As interações online constituem uma parte fundamental da vida das pessoas. Como acontece em qualquer outro âmbito, alguns tentam criar uma atmosfera agradável, enquanto outros optam por praticar o que ficou conhecido como trollagem.

Quais são as motivações dos trolls na Internet? O que eles ganham com isso? As pessoas que já sofreram esse tipo de ataque, que está se tornando cada vez mais comum, não entendem o que leva alguém a apresentar esse comportamento online.

A seguir, você vai conhecer o estudo realizado para responder a essas questões, bem como outros fatores relacionados à trollagem. Se você já esteve envolvido em uma situação como esta, não deixe de ler!

O que é trollagem?

A trollagem costuma afetar os adolescentes

A palavra trollagem se refere a comportamentos online que buscam incomodar ou prejudicar por meio de mensagens postadas nas redes sociais, fóruns, blogs ou outros espaços públicos. Geralmente são feitos de forma anônima.

A figura do troll na Internet vem da criatura mitológica de mesmo nome, conhecida por fazer travessuras maliciosas com os seres humanos. Outro significado vem da pesca, onde o trolling é uma técnica que consiste em arrastar lentamente um anzol com isca de um barco em movimento.

A partir dessa definição, pode parecer que as pessoas que têm esse tipo de comportamento fazem piadas inocentes ou travessuras. No entanto, é um comportamento rude que pode se tornar um pesadelo na vida das suas vítimas.

Como é a personalidade de um troll da Internet?

Uma nova pesquisa publicada recentemente na revista Social Media and Society lançou luz sobre os motivos e traços de personalidade dos trolls da Internet. Dada a crescente prevalência desse comportamento, é necessário fazer uma análise para preveni-lo e corrigi-lo.

Por meio de uma pesquisa online completada por mais de 400 usuários do Reddit, o estudo descobriu que pessoas com traços de personalidade da tríade sombria – narcisismo, maquiavelismo e psicopatia – combinados com sadismo, eram mais propensas a praticar a trollagem na Internet.

As mulheres que participaram da pesquisa consideraram a trollagem disfuncional, enquanto os homens foram mais propensos a considerá-la funcional.

Surpreendentemente, os trolls que exibem esses comportamentos provocativos e levam os usuários a conversas inúteis não consideram que estão fazendo algo inaceitável. Eles têm prazer em apontar as deficiências e erros de outras pessoas em um ambiente público.

Ser honesto é o mesmo que trollar?

Pode parecer que a solução para esse tipo de comportamento é restringir as opiniões dos usuários sobre o restante dos membros da comunidade. No entanto, o estudo descobriu que não havia correlação entre ser franco online e apresentar comportamentos de trollagem.

O detalhe que faz a diferença entre um debate saudável e a trollagem é que aqueles que exercem esta última não se importam com como suas palavras e ações podem afetar os outros. Eles estão mais preocupados em melhorar a sua experiência do que em criar um clima positivo.

O que fazer em uma situação de trollagem?

Mulher olhando para o celular

Todos ou quase todos os usuários que participam de comunidades online já encontraram uma pessoa que tenta estragar o clima ou até assediar ou insultar diretamente outras pessoas. É uma situação que provoca raiva, frustração e muitas vezes resulta no que o troll deseja: ser atendido.

Por isso, os especialistas dão uma série de dicas úteis para evitar que as situações escapem do controle quando o troll o provocar. São as seguintes:

  • “Não alimente o troll”: essas pessoas procuram fazer com que os outros participem do seu jogo para continuar a ofender e assediar, então o principal é não responder e denunciá-los imediatamente.
  • Lembre-se de quem você é ao se conectar à Internet: muitas vezes o anonimato leva à desinibição de comportamentos ofensivos, uma vez que o interlocutor não está presente e as consequências são menores. Se você não ofenderia aquela pessoa cara a cara, por que fazê-lo online?
  • Aprenda a reconhecer uma conversa construtiva: não há nada de errado em apresentar pontos de vista opostos, desde que isso seja feito com respeito. Quando não for esse o caso, é melhor interromper a conversa.
  • Denuncie: hoje, a solução mais eficaz para a trollagem é fazê-los sofrer as consequências dos seus atos. As plataformas sociais costumam ter mecanismos para bani-los e, em caso de assédio, eles podem ser indiciados legalmente.

O bom ambiente na Internet

Embora o troll possa parecer uma figura maligna e alienígena, qualquer um pode ser tóxico online, mesmo que inconscientemente. As redes sociais são como praças públicas onde todos podem falar ao mesmo tempo, sem que ninguém os impeça.

Por isso, longe de tentar não prejudicar, é importante contribuir com algo para as comunidades: criar espaços seguros e positivos em que a trollagem e o assédio não tenham lugar é tarefa de todos, tanto no mundo físico quanto no virtual.

Pode interessar a você...
Os trolls, uma forma de agressão cotidiana
A mente é maravilhosa
Leia em A mente é maravilhosa
Os trolls, uma forma de agressão cotidiana

Para especialistas, o trolling é uma forma de abuso executada por um perfil narcisista com baixa autoestima. Saiba o que são os trolls da Internet.



  • Bargh, J. A., McKenna, K. Y. A., Fitzsimons, G. M. (2002). Can you see the real me? Activation and expression of the “true self” on the Internet. Journal of Social Issues, 58(1), 3348https://doi.org/10.1111/1540-4560.00247
  • Bergstrom, K. (2011). “Don’t feed the troll”: Shutting down debate about community expectations on Reddit. com. First Monday16(8).
  • Brubaker, P. J., Montez, D., & Church, S. H. (2021). The Power of Schadenfreude: Predicting Behaviors and Perceptions of Trolling Among Reddit Users. Social Media+ Society7(2), 20563051211021382.