Você é inteligente? Descubra aqui!

Descubra alguns sinais para identificar se você é inteligente.
Você é inteligente? Descubra aqui!

Última atualização: 27 junho, 2022

Antes de existir testes psicométricos de inteligência, já se falava sobre inteligência e como ela poderia ser medida. Embora ainda não tenha sido alcançado um consenso sobre uma única definição, e provavelmente não será alcançada porque o conceito é apenas uma simplificação de um espaço multidimensional que será muito difícil de delimitar, nós temos, pelo menos, idéias mais claras.

A inteligência foi definida e estruturada de centenas de maneiras em um nível teórico. Atualmente, a APA ( American Psychological Association ) definiu essa qualidade como a “capacidade de entender ideias complexas, de se adaptar efetivamente ao ambiente, bem como de aprender com a experiência, de encontrar várias formas de raciocínio, de superar obstáculos por meio da reflexão”.

Por esta razão, e porque nem todos andam com um teste de inteligência debaixo do braço, trazemos-lhe 11 sinais para reconhecer pessoas que teriam uma pontuação elevada na dimensão a que esta definição aponta. Certamente você já conhecia alguns deles, mas sempre é bom explorá-los para melhorar a “leitura” dos outros e de si mesmo.

11 sinais que indicam que você é uma pessoa inteligente

Além de reconhecer mentes brilhantes onde quer que você vá, esses sinais que você tem abaixo também o ajudarão a fazer um exercício de introspecção e explorar suas próprias habilidades. Vamos começar:

1. Aprendem com a experiência

As pessoas cometem erros, assim como também têm êxito em alguns aspectos. Uma pessoa inteligente assimila sua experiência e a utiliza para tomar melhores decisões no futuro.

homem pensando
Pessoas inteligentes levam em consideração tanto o que vivenciaram quanto o que aprenderam ao tomar decisões.

2. Se adaptam facilmente

Outro dos sinais típicos das pessoas inteligentes é sua capacidade de se adaptar às circunstâncias. Cuidado, não se trata de mentir ou colocar máscaras, porque isso não se aplica apenas a situações sociais.

Uma mudança no ambiente, como se mudar ou começar um novo emprego, pode ser o gatilho perfeito para testar a adaptabilidade das pessoas.

3. Identificam problemas

Embora pareça que os problemas são óbvios, muitas vezes eles passam despercebidos. Encontrar aqueles pequenos detalhes que precisam ser mudados também é uma habilidade de pessoas inteligentes.

4. Possuem a capacidade de resolvê-los

Encontrar problemas e deixá-los como estão só leva à frustração e reclamações constantes. As pessoas que vão um passo além são consideradas inteligentes. Além disso, a eficácia e eficiência com que os resolvem também é uma medida de suas habilidades.

5. Possuem amplo conhecimento de si mesmos

O autoconhecimento é outro dos traços típicos das pessoas inteligentes. Denota reflexão, introspecção e uma boa capacidade de analisar a mente humana.

A honestidade também é uma nota a ter em mente, porque alguém inteligente está ciente de seus limites e defeitos, não apenas de suas virtudes.

6. Têm alta empatia

Nem tudo na inteligência é resolver problemas e se adaptar ao ambiente. A inteligência emocional é tão importante quanto todas as outras e, além disso, também é treinada. Portanto, se você é uma pessoa inteligente, saberá desenvolver sua empatia e gerenciá-la da melhor maneira possível.

7. São pessoas curiosas

Que melhor maneira há de desenvolver a inteligência do que estudando tudo que é novo? As pessoas inteligentes não se satisfazem com explicações generalistas nem podem deixar de explorar tudo o que não conhecem.

8. Têm grande capacidade de observação

A consciência do que está acontecendo ao seu redor, bem como a capacidade de detectar padrões em seu ambiente e trabalhar com eles, são outros sinais de pessoas inteligentes. Estes são indivíduos com uma compreensão profunda da realidade ao seu redor.

9. Administram bem suas emoções

Uma boa capacidade intelectual também é obtida através do trabalho sobre as próprias emoções. Responder aos próprios impulsos e sentimentos com ações que mantenham o controle sobre a situação e, ao mesmo tempo, não causem danos à sua própria emotividade é algo a ser trabalhado a longo prazo.

10. Gostam da solidão

Nem todas as pessoas inteligentes são solitárias ou introvertidas, mas não têm problemas em passar tempo sozinhas. A socialização pode ser satisfatória mas não é assumida como uma necessidade.

Mulher pensando
Pessoas inteligentes aproveitam seus momentos de solidão.

11. Elas não se consideram mais inteligente que outras pessoas

Isso, além de ser um ato de humildade, também tem uma certa lógica dentro de uma mente inteligente. Na verdade, quanto mais aprendemos, mais tendemos a nos conscientizar do que não sabemos.

Pode interessar a você...
Curiosidades sobre inteligência
A mente é maravilhosa
Leia em A mente é maravilhosa
Curiosidades sobre inteligência

A inteligência é uma faculdade que a ciência não conseguiu decifrar completamente. Descubra mais nesse artigo!



  • Lievens, F., & Chan, D. (2017). Practical intelligence, emotional intelligence, and social intelligence. Handbook of employee selection, 342-364.
  • Morgan, H. (1996). An analysis of Gardner’s theory of multiple intelligence. Roeper Review18(4), 263-269.
  • Sternberg, R. J. (2003). A broad view of intelligence: the theory of successful intelligence. Consulting Psychology Journal: Practice and Research55(3), 139.