A inteligência emocional é realmente um tipo de inteligência?

Ter uma boa inteligência emocional nos permite ter relacionamentos positivos e um sucesso profissional ainda maior. No entanto, você acha que estamos realmente lidando com um tipo real de inteligência? Isso é o que os especialistas nos dizem.
A inteligência emocional é realmente um tipo de inteligência?
Valeria Sabater

Escrito e verificado por a psicóloga Valeria Sabater.

Última atualização: 12 outubro, 2022

Quantas pessoas você conhece que dospõem de uma boa inteligência emocional? São muitas ou são, talvez, muito poucas as que possuem competências adequadas nessa área? A verdade é que ainda falta muito para nos habilitar nessa questão decisiva. Essa que nos permite relacionar melhor até ter um maior controle e compreensão sobre nós mesmos.

Por outro lado, você acha que a inteligência emocional é realmente um tipo de inteligência? A verdade é que hoje existe alguma divergência entre os psicólogos sobre esse aspecto. Vamos lembrar, enquanto o quociente de inteligência (QI) se refere à nossa capacidade de pensar e processar informações, resolver problemas, tomar decisões ou aprender com a experiência, a inteligência emocional (IE) investiga outras áreas.

No presente caso, estamos falando de dimensões como compreender os próprios estados emocionais e os dos outros, saber regulá-los, ter boas habilidades sociais, etc. Sabemos até que uma boa inteligência emocional se correlaciona com uma melhor saúde mental e uma satisfação com a vida mais significativa. Portanto, podemos considerá-la como uma forma de inteligência semelhante ao QI?

A inteligência emocional é uma habilidade que todos nós podemos treinar e melhorar. Em vez disso, a inteligência tem um fator genético e outro fator que depende da experiência e do aprendizado.

Cérebro com coração simbolizando se a inteligência emocional é realmente um tipo de inteligência
Segundo especialistas, a inteligência emocional ainda não está claramente definida e nem é fácil de medir.

O que a ciência diz sobre a inteligência emocional (IE)?

A inteligência é, acima de tudo, o conjunto de competências que nos permite responder aos desafios do ambiente. Saber resolver problemas de forma inovadora é um exemplo disso. Onde entra a inteligência emocional? Como o entendimento correto e a regulação emocional podem nos ajudar a enfrentar os desafios da vida cotidiana? A verdade é que de muitas maneiras.

Quando perguntados se a inteligência emocional é realmente um tipo de inteligência, os especialistas nos dão uma resposta. Não devemos pensar na inteligência emocional como uma entidade separada, mas como mais uma parte da inteligência geral. O Dr. Ronald E. Riggio, um dos maiores especialistas em liderança e inteligência, publicou vários estudos sobre o assunto.

Assim, enquanto a inteligência geral tem uma parte genética, as competências emocionais são áreas que podemos aprender e desenvolver. Fazer isso nos beneficia, porque nos torna indivíduos mais competentes, capazes de maximizar o talento, a criatividade e as habilidades cognitivas.

Vamos nos aprofundar um pouco mais no assunto.

O conceito de inteligência emocional (IE) tem suas origens na década de 1930. Foi então que um grupo de pesquisadores descobriu um tipo de inteligência não intelectual, que eles definiram como uma competência que favorecia a convivência em sociedade e a construção de relacionamentos satisfatórios.

É hora de reformular o que entendemos como “inteligência”

Há décadas medimos a inteligência por meio de testes padronizados, como o famoso e antigo teste de Stanford-Binet ou as escalas de Wechsler. Usando esses recursos, analisamos a capacidade das pessoas de raciocinar logicamente, bem como sua capacidade de processar novas informações.

Bem, atualmente, figuras como o psicólogo Robert Sternberg acreditam que devemos conceber outro modelo, que ele define como inteligência bem-sucedida. Ou seja, na sua opinião, devemos medir e conceber a inteligência como um conjunto de competências que nos permitem alcançar o sucesso em todas as suas vertentes (profissional, satisfação pessoal, bem-estar social, saúde mental, etc.).

São muitas as vozes que insistem nesse mesmo fato. Medir a inteligência por meio de testes matemáticos ou linguísticos pode ser um tanto reducionista. Considere, por exemplo, alguém com QI alto, mas com competências emocionais semelhantes às de uma criança de 3 anos. Alguém assim dificilmente alcançará o sucesso.

As competências emocionais são mais uma área da inteligência geral

Um estudo da Universidade de Kentucky aponta que, atualmente, ainda temos sérias limitações na medição e avaliação da inteligência emocional. No entanto, há algo óbvio. Pessoas com boas habilidades emocionais têm maior chance de alcançar sucesso acadêmico e profissional.

Autoconsciência, regulação emocional, positividade ou boa comunicação emocional são habilidades que complementam nossas próprias habilidades cognitivas. Graças a elas lidamos melhor com o estresse e a ansiedade, conseguimos chegar a acordos com aqueles que nos circundam e nos sentimo mais motivados para trabalhar pelos nossos objetivos.

As competências emocionais estão subjacentes à inteligência geral e todos devemos desenvolvê-las muito mais. Embora não seja uma tarefa fácil. É preciso empenho, prática e dedicação.

Há uma área em que cada um de nós deve melhorar: prestar atenção ao mundo social que nos cerca, ser sensível às realidades dos outros (empáticos) e saber entender as mensagens emocionais dos outros.

Menino de óculos pensando se a inteligência emocional é realmente um tipo de inteligência
Devemos educar nossos filhos desde cedo na competência emocional.

A inteligência emocional é realmente um tipo de inteligência? Vamos melhorar o foco!

Devemos ir além da clássica questão de saber se a inteligência emocional é realmente um tipo de inteligência. Não vamos ver essas dimensões como entidades separadas. Não vamos pensar na teoria das inteligências múltiplas de Gardner porque elas têm pouca validade. Vejamos a inteligência como uma característica única composta por diferentes áreas.

Aquelas que, como aponta Robert Sternberg, podem nos permitir ser eficazes, decisivos, inovadores, pessoas capazes de compreender os outros, conviver, chegar a acordos e regular nosso comportamento para atingir objetivos. Não podemos separar a razão da emoção e, portanto, não pode haver inteligência cognitiva e inteligência emocional. Ambas são uma e se complementam.

O problema é que, até agora, não demos importância suficiente às competências emocionais. Devemos nos tornar ouvintes mais eficazes, melhores comunicadores, pessoas mais empáticas e orientadas para chegar a acordos e não criar conflitos. Os gênios não valem nada para nós se não forem capazes de dominar sua frustração ou não perceber a tristeza de quem está a sua frente.


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