Como sobreviver em um ambiente de trabalho tóxico?

A fofoca e os confrontos entre colegas prevalecem no seu trabalho? Você acha que seus chefes não valorizam suas habilidades? Que possibilidades reais você tem de progredir na empresa em que trabalha? Estas são algumas perguntas centrais para saber se você está trabalhando em um ambiente de trabalho tóxico. Hoje vamos ajudar a respondê-las.
Como sobreviver em um ambiente de trabalho tóxico?

Última atualização: 07 Julho, 2021

Independentemente de o trabalho que desempenhamos nos agradar em maior ou menor grau, o ambiente em que o desenvolvemos influencia nossos resultados, nosso dia a dia e, em última instância, nossa qualidade de vida. Isso ocorre principalmente quando estamos imersos em um ambiente de trabalho tóxico, em que o desconforto se torna praticamente um colega de trabalho e em que dramas, brigas e problemas pessoais entre colegas fazem parte da rotina.

Na verdade, às vezes acontece de nos sentirmos mal em relação a nós mesmos em muitos aspectos da nossa vida e, frequentemente, não temos consciência de que o foco do problema está em um ambiente de trabalho ruim. Ficamos tão acostumados a essa dinâmica que mal notamos as suas consequências. Vamos nos aprofundar a seguir.

Analisando o ambiente de trabalho

Fazer certas perguntas sobre o trabalho, bem como sobre o ambiente em que ele é realizado, é de enorme importância para ter uma certa perspectiva da situação de trabalho em que nos encontramos e das possibilidades que ela tem para nosso futuro dentro da empresa.

Geralmente, os problemas criados entre colegas são consequência direta da falta de liderança. Dessa forma, uma gestão incorreta de um grupo de pessoas, sem sinergia ou entendimento mútuo, pode levar à toxicidade do ambiente.

A liderança tóxica geralmente é governada pela depreciação ou pela falta de consideração pelo trabalho dos membros da equipe.

Casal discutindo

O favoritismo, a falta de respeito pela vida pessoal de cada um, a ausência de limites claros, o consentimento de fofocas e atitudes pouco profissionais entre os funcionários, entre outros, são atitudes que não devem andar de mãos dadas com um verdadeiro líder democrático.

Desta forma, se percebermos que nosso chefe pode ser deste tipo, existe uma grande probabilidade de estarmos imersos em um ambiente de trabalho tóxico.

Falta de oportunidades como gênese da toxicidade

Avaliar as oportunidades que o emprego atual oferece para o futuro, na forma de possibilidades de promoção ou mobilidade vertical, é outro componente importante para o propósito de avaliar a qualidade do ambiente de trabalho.

O excesso de trabalho com remuneração inferior à correspondente ao trabalho realizado, bem como a ausência de opções de melhoria do emprego, costumam ser foco de um ambiente de trabalho tóxico.

Ambientes em que os líderes não conseguem dar um feedback construtivo sobre o desempenho do trabalho de seus colaboradores ou em que há dúvidas constantes sobre a correta tomada de decisão por parte do trabalhador podem ser locais onde o futuro do funcionário está, de certa forma, comprometido.

Existem empresas, principalmente no cenário de trabalho atual, que tendem a se esforçar para que seus trabalhadores se sintam gratos pelo emprego que lhes é oferecido, em troca de ter que realizá-lo em um ambiente de trabalho tóxico. Claramente, a maioria de nós precisa trabalhar, mas aceitar esses tipos de termos pode ser uma armadilha que afeta negativamente muitos aspectos vitais a longo prazo.

Equilíbrio entre trabalho e vida pessoal

Não há dúvida de que nosso trabalho costuma ocupar um lugar importante em nossas vidas, mas quando nos vemos reservando um tempo de nossa vida pessoal para dedicá-lo ao trabalho, podemos estar começando a cruzar a linha que divide a toxicidade do trabalho normal.

Uma boa medida diante dessa situação é refletir se o nosso tema de conversa durante o tempo livre gira constantemente em torno do nosso trabalho, seja de forma positiva ou negativa.

Se não conseguimos interromper esse diálogo contínuo sobre o nosso trabalho, é preciso tentar entender se ele invadiu de forma excessiva o nosso espaço pessoal.

Outra medida da qualidade do nosso ambiente de trabalho é a nossa saúde. Se frequentemente ficamos doentes ou nos sentimos mal sem saber a causa real, podemos estar passando por um estresse emocional que é resultado de um ambiente de trabalho tóxico.

Prepare-se para a fuga

Quando for o caso, se você reconhecer que o ambiente de trabalho é um ambiente tóxico, uma das primeiras ideias que costumam surgir é a de pedir demissão. Infelizmente, o mercado de trabalho não está no seu melhor momento e essa mudança pode ser difícil, mas isso não significa que seremos forçados a nos conformar.

Uma mudança nas rotinas e, acima de tudo, nas nossas próprias expectativas, pode ajudar a melhorar as nossas perspectivas de futuro. Embora possa ser difícil para alguém literalmente fugir de seu trabalho tóxico, sempre há opções a serem exploradas.

Voltar a estudar, inscrever-se em cursos de formação ou mesmo se preparar para contestar as condições de trabalho são ideias que podem ser pensadas e que podem ampliar o nosso horizonte de trabalho; em mais de uma ocasião, elas podem acabar valendo a pena.

Até mesmo se especializar em algo que não está relacionado ao nosso trabalho atual é uma forma de limpar a mente e sair do pequeno círculo que acaba se tornando um ambiente de trabalho tóxico.

Colegas de trabalho discutindo

Sobrevivendo a um ambiente de trabalho tóxico

Um dos aspectos que devemos tentar discernir quando estamos imersos em um ambiente de trabalho desse tipo é até que ponto fazemos parte dele. Isso porque a mentalidade tóxica de uma empresa muitas vezes é transmitida rapidamente aos funcionários, e é conveniente nos perguntarmos se fazemos parte dessa tendência problemática.

Você também deve tentar se proteger contra a fofoca. Ou seja, fugir de conversas tóxicas entre colegas sempre que possível e tentar não participar delas, principalmente se houver situações de ofensa pessoal.

Reclamar aos colegas sobre outras pessoas ou situações não costuma ser muito útil; isso geralmente não resolve o problema e, na verdade, pode até agravar a situação.

Algumas dicas que podem ser úteis para você ao lidar com um ambiente de trabalho tóxico, especialmente quando se trata de gerenciar seu próprio tempo, são:

  • Aproveitar o tempo livre.
  • Encontrar atividades que limpam a mente.
  • Descobrir habilidades criativas.
  • Dedicar parte do tempo a alguma atividade que não tenha nada a ver com trabalho.

Para resolver esta situação, que a princípio pode parecer complexa, é aconselhável estabelecer e escrever sobre as novas rotinas que você deseja realizar. Por exemplo, não compartilhar muitos detalhes pessoais no trabalho ou dar um passeio na hora do almoço fora da empresa.

Cultivar amizades fora do ambiente de trabalho, não levar o trabalho para casa com você e estabelecer novas perspectivas de emprego para o seu futuro também são boas idéias.

Seguindo essas dicas, será mais fácil sorrir mentalmente e sentir um maior bem-estar enquanto buscamos opções para acabar com essa situação. Com esforço, dedicação e persistência, conseguiremos escapar daquela toxicidade que tanto nos afeta.

Pode interessar a você...
Você sabe gerenciar o tempo no trabalho?
A mente é maravilhosa
Leia em A mente é maravilhosa
Você sabe gerenciar o tempo no trabalho?

Passar mais tempo no escritório não significa trabalhar mais ou melhor e pode aumentar o estresse e a ansiedade. Você sabe gerenciar o tempo no tra...