Autoestima no trabalho: como nos sentirmos satisfeitos com nós mesmos no trabalho

Como você se sente no trabalho, como suas conquistas no trabalho o influenciam, e quanto a seus erros, que papel a autoestima desempenha em tudo isso? Este artigo explicará a você tudo isso!
Autoestima no trabalho: como nos sentirmos satisfeitos com nós mesmos no trabalho
Laura Ruiz Mitjana

Escrito e verificado por a psicóloga Laura Ruiz Mitjana.

Última atualização: 13 março, 2023

A autoestima é o reflexo de como nos tratamos, nos valorizamos e nos amamos. Tem a ver com a forma como nos sentimos em relação às nossas próprias capacidades, conquistas ou êxitos… E dentro desta autoestima, que é um conceito genérico, está a autoestima do trabalho.

Essa gaveta dentro da autoestima tem a ver com a satisfação que sentimos no nosso trabalho (ou ambiente de trabalho), em relação a nós mesmos, ou seja, com a forma como trabalhamos, e com a forma como esse fazer nos faz sentir realizados, valorizados, motivados, etc. Assim, alimenta-se de outra série de elementos, como o desempenho ou a motivação para o trabalho, entre outros. Mas, a autoestima no trabalho pode ser melhorada? De que forma?

Autoestima no trabalho: o que é?

A autoestima recebeu um número infinito de definições. Uma delas é a de Coopersmith (1967), citada no estudo de Morán e Manga (2005) da Universidade de León, que a define como ” uma atitude de aprovação ou desaprovação que indica até que ponto o indivíduo se considera capaz, importante, bem-sucedido e valioso […] é um julgamento pessoal de valor que se expressa nas atitudes que o indivíduo mantém para consigo mesmo ”.

No caso da autoestima no trabalho, estamos falando da percepção que cada pessoa tem do desempenho de seu trabalho, ou seja, da satisfação no ambiente de trabalho. Geralmente é medido com base no que uma pessoa acredita que faz e no que deveria fazer; É aquele sentimento que a gente tem do próprio trabalho.

A autoestima deste trabalho pode depender da profissão? Em parte, sim. O referido estudo, que incluiu 298 participantes, encontrou diferenças na satisfação profissional, angústia e autoestima, consoante a profissão e o género, com os profissionais da educação a sentirem-se mais satisfeitos com o seu trabalho, e os homens da área da saúde, que manifestam menos angústia e autoestima mais elevada.

“Autoestima é um sentimento baseado em se sentir capaz e amado.”

-Jack Canfield-

mulher trabalhando
A autoestima é um julgamento pessoal de valor que se expressa nas atitudes que o indivíduo mantém em relação a si mesmo.

Como melhorar a autoestima no trabalho

Você pode tomar medidas para melhorar as sensações que tem no trabalho, condicionando a satisfação que sente pelas suas conquistas e alterando a forma como encara os desafios. Em suma, ideias para melhorar sua autoestima no trabalho. Deixamos-lhe algumas delas:

1. Reconheça suas conquistas

Você pode começar identificando as atividades que você faz bem no contexto de trabalho. Reconheça os espaços em que você se sente ágil e recompense-se pelas conquistas alcançadas. Não precisam ser grandes reforços, apenas saber que elas estão lá, que há muitas coisas que você faz bem e pode dizer a si mesmo “você foi ótimo”.

2. Continue treinando

O mundo do trabalho é muito dinâmico e exige que sejamos competitivos. A questão é que, para ser um, é aconselhável investir parte de seus esforços em treinamento. Estando mais preparado, você poderá produzir um trabalho de melhor qualidade, e até mesmo em menos tempo; um avanço que todas as empresas valorizam.

Trata-se de continuar crescendo. Um caminho em que você tornará seus pontos fracos menos fracos e seus pontos fortes ainda mais valiosos. Seja você um empreendedor ou não, você pode pensar em si mesmo como uma empresa. Nesse sentido, a formação é um investimento.

3. Aprenda com os erros

Errar no trabalho é normal. Nesse sentido, garantir que um erro não se torne um ataque à sua autopercepção é uma conquista. Isso também lhe dará segurança pessoal. Isso significará que você aproveitará as experiências para ser melhor em seu trabalho (mas sem colocar muita pressão sobre si mesmo).

4. Esteja atento às mensagens positivas

Um fenômeno curioso acontece com a autoestima; quanto mais fraca, mais difícil é para nós aceitar elogios. É como se a baixa autoestima excluísse sistematicamente os feedbacks positivos do ambiente. Assim como a autoestima elevada, a autoestima baixa também gera um ecossistema de filtros dentro e fora de nós que a perpetuam.

5. Encontre significado no que você faz

Ocupar um cargo no qual você executa tarefas que considera relevantes beneficia sua autoestima no trabalho. Estamos falando de encontrar um sentido intrínseco em seu trabalho, além do simples fato de ser ativo ou ganhar dinheiro. Pergunte a si mesmo, o que seu trabalho lhe proporciona? O que você pode contribuir para os outros com isso? Busque aquele valor diferencial e reconheça que você está indo bem, seus pontos fortes.

Mulher fazendo terapia psicológica
O treinamento contínuo aliado ao aprendizado com os erros ajuda a melhorar a autoestima no trabalho.

Melhorar uma parte para melhorar o conjunto

A autoestima no trabalho é um tipo de autoestima que, junto com os outros (autoestima pessoal, acadêmica, física, social, etc.), configura a visão que temos de nós mesmos como um todo, ou seja, como um “todo”. Trabalhar nela inevitavelmente (e felizmente) tem impacto nessa visão global que temos da nossa forma de ser e de nos relacionarmos.

Por isso, e para começar, é importante identificar até que ponto é bom, poder trabalhar esses obstáculos que nos dificultam ter uma autoestima saudável e poder alimentá-la com os passos mencionados e outras ideias que lhe ocorrerem. A chave é conhecer a si mesmo e determinar o que é bom para nós e o que não é em nosso local de trabalho (e em relação à nossa forma de trabalhar). Mas acima de tudo, lembre-se que um psicólogo pode sempre acompanhá-lo para que este processo seja mais fácil de navegar.

“Quando me amei de verdade, entendi que em qualquer circunstância, eu estava no lugar certo e na hora certa. E aí, pude relaxar. Hoje sei que isso tem nome… autoestima.”

-Charles Chaplin-


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.