Como gerenciar o estresse antes do casamento?

O nervosismo pré-nupcial não surge apenas quando você está caminhando para o altar. Ele precisa ser controlado de antemão. Quer garantir que os meses anteriores ao seu casamento não sejam um tormento? Saiba mais a seguir!
Como gerenciar o estresse antes do casamento?
Sara González Juárez

Escrito e verificado por a psicóloga Sara González Juárez.

Última atualização: 25 junho, 2024

É normal e comum sentir estresse antes do casamento. Detalhes do planejamento como cardápios, disposição das mesas, lista de convidados, seleção de músicas e outros aspectos geram certa tensão. E, à medida que o dia se aproxima, é natural que os nervos aumentem e a euforia inicial corra o risco de evaporar.

Não seria mais lógico que, em vez de a ansiedade aumentar, fosse a excitação que atingisse o seu auge à medida que a celebração se aproxima?

No seu casamento, os protagonistas são você e seu parceiro. Isso significa que você são os primeiros que devem se divertir e criar as melhores lembranças. Para que assim seja, é importante gerir a ansiedade ao longo do processo, por isso oferecemos aqui uma série de dicas úteis que o ajudarão a conseguir isso.

Seu casamento está se aproximando: como enfrentar o estresse antes do grande dia

Antes de chegar ao altar, você tem muito que planejar. Além disso, você está prestes a selar um grande compromisso com uma pessoa, por isso é normal que dúvidas também apareçam por conta da correria.

Pois bem, a primeira coisa que você deve saber é que o estresse, conforme indicado em Avances en Psicología Latinoamericana, interfere na tomada de decisões e dificulta o processamento das informações, por isso será ainda mais difícil para você resolver os problemas que surgirem ao longo do caminho.

Por isso, e pensando no seu próprio bem-estar, é fundamental levar em consideração as dicas a seguir para aproveitar a festa sem tensões desnecessárias.



1. Treine técnicas de respiração

O exercício mais simples para lidar com a ansiedade é a respiração diafragmática. Sua eficácia é comprovada, mas é importante que você comece a praticá-la desde cedo, pois requer treinamento antes de ser totalmente eficaz.

Se o seu estresse pré-nupcial piorar com essa técnica ou você sentir algum desconforto físico, interrompa a prática. O ideal é que você seja orientado por um profissional de saúde mental durante todo o processo.

2. Cuide do seu autocuidado

Dormir o suficiente, descansar a mente, comer bem e praticar seu esporte favorito irão ajudar você a regular corretamente suas emoções. Embora haja muitas coisas para fazer antes da celebração, não negligencie esses aspectos da sua vida diária, pois a sua saúde física e mental pode ser prejudicada.

Procurar momentos de desconexão também é uma boa forma de administrar o estresse. Uma escapadela, um dia de passeio ou alguma atividade de lazer contribuem para isso.

3. Peça ajuda nos preparativos

Você e seu parceiro não precisam fazer tudo. Isso alivia o estresse latente antes do casamento. Se houver alguém em quem você confia e a quem você possa pedir um favor, faça-o. Muitas pequenas tarefas e decisões podem ser tomadas por qualquer pessoa, por isso não carregue muito peso nas costas e você verá como a ansiedade diminui por si só.

4. Pratique meditação

Se você ainda não iniciou no mundo da meditação, este é um bom momento para começar. Há muitas maneiras de alcançar esse estado de tranquilidade e introspecção, então escolha aquela que melhor se adapta ao seu estilo emocional e de pensamento para aliviar os nervos antes do casamento.

Ums das mais utilizadas nos últimos anos é o mindfulness. Na verdade, estudos de revisão mostram resultados positivos na redução do estresse em pessoas saudáveis, por isso não hesite em tentar.

5. Gerencie suas expectativas

É normal querer o casamento mais espetacular e especial do mundo. Porém, imprevistos aparecerão, por se tratar de uma organização complexa e longa. Procure relativizá-los e focar nas soluções. Você pode não ter uma festa de cinema, mas terá uma das melhores lembranças da sua vida.

6. Cuidado com a necessidade de agradar

Querer agradar a todos também é um desejo natural e que nasce do carinho, mas é algo que deve ser controlado. Não se esqueça de que o casamento é seu e que é impossível que 100% dos presentes lhe deem nota 10/10. Equilibre a tomada de decisão entre a complacência e seus desejos.

7. Anote tudo o que está pendente e ordene por prioridade

Organizar um casamento consiste em tantas etapas, escolhas, ligações e acontecimentos que é fácil sobrecarregar sua memória de trabalho e, antes de terminar, você acaba em meio a um estado de estresse. Portanto, e para não esquecer nada, anote tudo o que falta fazer e selecione quais tarefas são mais urgentes. Isso o ajudará a organizar suas ideias e a clarear sua mente para outros assuntos.

Dúvidas antes do casamento: como resolvê-las para não entrar em estado de estresse?

Os casamentos são muito idealizados, pintados de rosa por milhões de conteúdos publicitários. Embora seja por si só um momento muito especial, você não deve reprimir as dúvidas que surgirem ou negligenciar o relacionamento. Portanto, dê uma olhada nessas outras dicas.

1. Continue fazendo atividades prazerosas com seu parceiro

Às vezes, a preparação da festa leva a desentendimentos e momentos de tensão. É por isso que as interações do casal nesse período não podem se limitar a essa atividade, pois as tensões podem gerar dúvidas antes do casamento. Lembre-se de continuar buscando momentos de desconexão e prazer com seu parceiro.

2. Não negligencie a comunicação

É normal ter dúvidas antes de casar. Isso não significa que você não queira estar com essa pessoa ou que esteja cometendo um erro. O melhor nesses casos é discuti-los com seu parceiro de forma aberta (ou recebê-las com empatia). Se isso também contribuir para resolver alguma pendência, melhor ainda.

3. Tente manter uma atitude positiva

Embora imprevistos e atrasos sempre pareçam catastróficos antes das núpcias, a verdade é que todos acabam sendo resolvidos em algum momento. Portanto, é melhor evitar pensamentos catastróficos e focar em soluções.

4. Compartilhe suas preocupações com alguém próximo a você que não seja seu parceiro

Também pode ser útil ter uma visão externa do relacionamento, como a de um melhor amigo ou de um familiar próximo. Dessa forma, você visualiza essas dúvidas de fora da caixa e pensa em soluções que antes não teria pensado.

5. Tenha cuidado ao tomar decisões com humor negativo!

Talvez haja momentos tão desesperadores que façam você pensar em cancelar o compromisso. Você é livre para fazer isso se achar necessário, mas é uma decisão que não deve tomar precipitadamente. Pense nisso quando tiver serenidade para examinar suas emoções e pensamentos e escolher seu caminho.



[ /atomic-read-too]

Acima de tudo, aproveite!

Seu casamento é o seu grande momento. O momento de se enfeitar e exibir sua beleza, de comer coisas deliciosas, de dançar, de compartilhar sua alegria e curtir uma merecida lua de mel.

Você não sabe o que o futuro lhe reserva com a pessoa que escolheu, mas o presente é brilhante: você vai se casar. Portanto, acima de tudo, viva cada segundo como se fosse o último e aproveite esse início de compromisso com seu parceiro.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Cote Rangel, L. P., & García Becerra, A. M. (2016). Estrés como factor limitante en el proceso de toma de decisiones: una revisión desde las diferencias de género. Avances en Psicología Latinoamericana34(1), 19-28. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=79943294003
  • García Moreno, A. (2020). Beneficios de los ejercicios respiratorios en el control de la ansiedad. Una revisión bibliográfica. [Tesis de pregrado, Universidad de Coruña]. https://ruc.udc.es/dspace/handle/2183/26874
  • Sharma, M., & Rush, S. E. (2014). Mindfulness-based stress reduction as a stress management intervention for healthy individuals: a systematic review. Journal of evidence-based complementary & alternative medicine, 19(4), 271-286. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25053754/

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.