O amor incondicional como forma de superar uma separação

Você acha que é normal sentir ódio, raiva ou ressentimento por um ex-parceiro? Saiba por que o amor incondicional é a maneira mais saudável de superar uma separação.
O amor incondicional como forma de superar uma separação

Última atualização: 11 Outubro, 2021

Você acha que sabe amar? Sabe como superar uma separação? Certamente sua resposta foi afirmativa. Existem muitas pessoas em sua vida com quem você mantém ou já manteve um vínculo emocional: seus pais, seus irmãos, seus amigos, seus filhos, se os tiver, seu parceiro ou ex-parceiros.

Todos nós pensamos que amamos, até que enfrentamos uma perda e nos deparamos com uma realidade muito diferente: o nosso afeto tem condições. Portanto, nestas linhas, queremos explicar como recorrer ao amor incondicional para superar uma separação.

Talvez você nunca tenha imaginado que é exatamente o amor que pode ajudá-lo a superar uma perda emocional.

Quando um relacionamento termina, sentimos que a raiva e o ressentimento são as emoções que podem nos motivar a seguir em frente sem aquela pessoa. Podemos até ver a tristeza ou a indiferença como alternativas. No entanto, o amor incondicional é a maneira mais direta e saudável de superar essa situação.

Mulher triste

Seu amor tem condições

O fim de um relacionamento é especialmente doloroso para a pessoa que fica. A sensação de desamparo e a falta de controle sobre a situação exacerbam o desconforto emocional que surge com a separação. No entanto, mesmo que você tenha decidido encerrar o vínculo, pode acabar se sentindo arrasado.

Sentimentos de raiva, ódio e ressentimento em relação à outra pessoa podem aumentar a cada segundo. Você se sente traído, abandonado ou enganado. Aquela pessoa que prometeu te amar, te acompanhar e trabalhar com você em seu vínculo quebrou sua palavra, e agora você só pode sentir rejeição por ela.

O que aconteceu dentro de você? Como é possível que todo aquele carinho que você sentia tenha se transformado em uma emoção tão desagradável? A realidade é que, embora você achasse que amava, na verdade não amava, ou, pelo menos, não incondicionalmente.

Não se culpe: a maioria dos seres humanos reage da mesma forma à perda. No entanto, vamos explicar por que esse não é o melhor caminho.

O que é o amor incondicional?

Imagine que você está caminhando pelo campo e vê uma linda flor da qual gosta. Se você quer aquela flor para si, simplesmente a arranca para levá-la com você. No entanto, quando você ama a flor, você se deleita com a sua beleza e admira seu crescimento sem interrompê-la ou cortá-la por causa do seu desejo de possuí-la.

O mesmo se aplica às pessoas: geralmente amamos os outros porque eles preenchem nossas lacunas e cobrem nossas carências. Dessa forma, se o relacionamento acaba, eles não são mais úteis para nós e o amor se transforma em ódio e sofrimento.

Daí a importância do amor incondicional para superar uma separação: se você realmente ama alguém, você o ama mesmo que o caminho dele não seja mais compartilhado com o seu, mesmo que ele não possa mais lhe oferecer nada em troca. O apego (que surgiu do seu sentimento de carência) se transforma em um apreço genuíno e em respeito pelo caminho do outro.

Mãos segurando uma flor

Recorra ao amor incondicional para superar uma separação

Não é fácil para ninguém fazer essa mudança de perspectiva. A maioria de nós cresce igualando o amor ao apego, e temos que fazer um esforço consciente para alcançar a postura do amor incondicional. No entanto, aplicar as seguintes diretrizes irá ajudá-lo a fazer isso:

  • Lembre-se de que o outro não pertence a você. Estabelecer um relacionamento com alguém não significa que a outra pessoa se torne sua propriedade ou que ela tenha a obrigação de te fazer feliz; essa tarefa é sua. Compreendendo isso, você pode parar de perceber a separação como uma traição e ver que a outra pessoa simplesmente escolheu seguir seu próprio caminho. Você também pode seguir o seu.
  • Usar o amor incondicional para superar uma separação também significa amar a si mesmo incondicionalmente. Isso requer parar de se julgar e procurar os erros que você pode ter cometido no relacionamento. Amar a si mesmo significa lembrar que você não depende da presença de ninguém para ter valor.
  • Talvez seu relacionamento fosse fantástico ou, talvez, tempestuoso. No entanto, seja qual for o caso, você pode extrair dele uma perspectiva positiva e enriquecedora que o ajuda a crescer. Se as experiências com aquela pessoa te fizeram feliz, seja grato por aquela parte do caminho que você compartilhou. Se o vínculo o deixou infeliz, aprecie a clareza que ele deu sobre o que você deseja e merece.

O amor incondicional permite que você se livre do ódio, do ressentimento e da sensação de abandono após um término. Além disso, irá ajudá-lo a construir (de agora em diante) relacionamentos livres de apego, nos quais você encontrará um bem-estar muito maior.

Pode interessar a você...
Como se sentir melhor após uma separação?
A mente é maravilhosa
Leia em A mente é maravilhosa
Como se sentir melhor após uma separação?

Se sentir melhor após uma separação pode ser algo bem difícil. Neste artigo, apresentamos 5 estratégias que você pode usar para ajudar nesse proces...



  • Bustos, A. C. (2011). Cuando se acaba el amor: Estrategias de afrontamiento, duelo por pérdidas amorosas y crecimiento postraumático en estudiantes universitarios (Bachelor’s thesis, Quito: USFQ, 2011).
  • Riso, W. (2003). Amar o depender?: cómo superar el apego afectivo y hacer del amor una experiencia plena y saludable. Editorial Norma.
  • Salzberg, S. (2014). Amor incondicional: La vía budista de las residencias celestiales que cambiará tu vida. Debolsillo.