Confie em si mesmo: provavelmente você vale mais do que pensa

Confie em si mesmo: provavelmente você vale mais do que pensa

20, janeiro 2017 em Psicologia 10925 Compartilhados
Confie em si mesmo: provavelmente você vale mais do que pensa

Talvez seja a consequência de viver numa sociedade em que as pessoas se comparam continuamente umas com as outras, mas muitas vezes dei ouvidos aos que me diziam: “você não vale o suficiente”, “você não vai conseguir”. Antes de começar, já era capaz de visualizar meu fracasso.

Isso ocorreu em alguma situação importante da minha vida, mas em certa medida também nessas outras menos importantes, que às vezes são as que mais nos machucam, porque são as mais constantes. Assim, cheguei a sentir que não era boa o suficiente para conseguir alcançar minhas metas.

“Devemos ter fé em nós mesmos. É aí que reside o segredo. Mesmo quando eu estava no orfanato e andava pelas ruas procurando o que comer para viver, mesmo assim, me considerava o maior ator do mundo. Se uma pessoa não tiver a absoluta confiança em si mesmo, ela está destinada ao fracasso.
-Charles Chaplin-

No entanto, é verdade? Se você já se sentiu alguma vez da mesma forma que eu, lhe digo que não. Não é real essa apreciação que você tem de si mesmo: você vale mais do que acredita, sabe mais do que pensa e é mais importante do que imagina.

Você vale, sabe, e é importante

Apesar de nem sempre ter sabido disso, agora sei que a crença de que posso fazer algo é a única coisa que pode me levar a consegui-lo: o ponto de partida essencial e imprescindível. Assim, cheguei a aprender que estar segura de mim mesma me transformava em uma pessoa que aceitava os riscos e lutava contra seus medos.

mulher-segurando-um-coracao

Neste sentido, a vontade de conseguir o que eu quero tem que ultrapassar o medo de falhar, porque não há nada que “não tenha sido feito para nós”. Manter pensamentos negativos sobre mim nunca me levou a lugar nenhum. Dessa forma, aprendi que ficar na dúvida, ter pena de mim mesmo ou sentir vergonha é apenas uma forma de nos afastar dos nossos objetivos.

A verdade é que a mente pode mentir para nós. Ela faz isso e é boa nesta prática. Nossa mente pode fazer com que nos vejamos como perdedores, incapazes, lerdos ou incompetentes quando isso não é verdade. O que é real é que se nos dermos a oportunidade, vamos descobrir que temos mais qualidades positivas do que pensamos e que são essas as que nos tornam especiais para as pessoas que nos rodeiam.

Eu fico comigo

Algumas das hesitações e dúvidas sobre o meu valor que prejudicaram a minha autoestima chegaram depois de desafios muito complicados. Outras, por sua vez, porque certas pessoas deixavam a minha vida e eu não conseguia ver o motivo real para isso, de forma que acabava apontando a mim mesmo como o culpado desse afastamento, porque era uma explicação que sintonizava perfeitamente com a tristeza que sentia.

mulher-com-coracao-no-rosto

No fim, entendi que o motivo não era que eu não tinha valor suficiente para permanecer em suas vidas, mas que por outras razões nosso momento juntos havia terminado. Desta forma, aprendemos que se não formos nós, “quem?”; e se não for agora, “quando?”.

Temos que perseverar, temos que nos amar e confiar em nós mesmos. Trata-se de ser o melhor amigo que você pode ter, e não esse inimigo que duvida das possibilidades. Você já tem bastante disso com aqueles que te fazem acreditar que você não é capaz. Ligue os alto-falantes e grite que você tem valor! Vamos nos dar uma oportunidade.

Pensamentos que não vão deixar que você se subestime

Apesar de nos terem dito mil vezes que valemos muito, às vezes temos um dia ruim e precisamos que nos façam lembrar disso mais uma vez. E quem melhor do que nós mesmos para fazer isso? Estas são algumas coisas que você pode repetir para si mesmo quando sua confiança fraquejar:

  • Eu posso sempre me amar mais do que me odiar.
  • Ninguém pode me fazer sentir inferior sem o meu consentimento.
  • Tenho que esperar coisas de mim antes de poder fazê-las.
  • Vou falar comigo mesmo da forma como falaria com alguém que eu amo.
  • Há mais coisas boas em mim do que ruins.

ilustracao-anne-soline-mulher-sorrindo

Lembre-se sempre de que uma autoconfiança forte e sólida irá ajudá-lo a canalizar de forma saudável as críticas e os fracassos, reduzindo o dano que podem causar em você. Além disso, fará com que as pancadas da vida deixem feridas menos profundas e com que você tenha um pilar sólido para apoiar qualquer projeto que quiser iniciar.

Recomendados para você