5 dinâmicas de trabalho em equipe que funcionam

07 Agosto, 2020
As dinâmicas de trabalho em equipe são muito úteis para as empresas. A seguir, você descobrirá algumas das mais eficazes.
 

Os profissionais encarregados de contratar funcionários tendem a se interessar pela capacidade de trabalhar em equipe. Isso ocorre porque, com isso, os resultados ficam muito melhores. Portanto, existem determinadas dinâmicas de trabalho em equipe que podem ajudar a avaliar os funcionários, melhorar a relação entre eles e atribuir-lhes uma determinada função.

Nas dinâmicas de trabalho em equipe, é possível observar aspectos como habilidades de liderança, eficácia e criatividade ou lógica. Isso é importante porque um grupo de trabalho adequado é formado com diferentes pessoas que possuem diferentes habilidades. E essas habilidades podem ser usadas para realizar um projeto. Veja algumas das dinâmicas mais eficazes e interessantes.

1. A técnica das 5 ideias

A primeira dinâmica de trabalho em equipe visa aumentar a criatividade. A criatividade é essencial, especialmente nas áreas da publicidade ou da moda. Funciona da seguinte maneira:

Em apenas 5 minutos, cada membro do grupo deve escrever e compartilhar 5 ideias com os demais participantes. A princípio, algumas delas podem ser malucas, mas com a abordagem apropriada, podem acabar se tornando algo fantástico. É uma dinâmica muito divertida.

Dinâmicas de trabalho em equipe
 

2. Dinâmicas de trabalho em equipe envolvendo mudança de papéis

Essa dinâmica de grupo é usada com bastante frequência. Trata-se de fazer uma mudança de papéis em que a equipe reveze com uma pessoa representando o chefe e outra atuando como funcionário. O importante dessa dinâmica é que ela gira em torno de um ou mais problemas.

As habilidades de cada membro da equipe farão com que cada dupla na atividade encontre uma solução diferente para um ou mais problemas, introduzindo uma nova perspectiva na busca de soluções. É uma dinâmica que beneficia tanto as pessoas individualmente quanto o grupo como um todo.

3. Brainstorming

Essa é uma dinâmica que as empresas geralmente realizam quando um grupo está estagnado em um novo projeto. No entanto, ela pode ser usada para trabalhar o desempenho e aumentar a criatividade e a autoestima de cada membro da equipe.

O brainstorming consiste em cada um dos integrantes do grupo compartilhar suas ideias sobre um determinado tópico ou projeto. Não importa que sejam malucas, como na primeira dinâmica que já descrevemos. O interessante é que cada ideia é válida e nenhuma é subestimada, mesmo que no final não seja útil e deva ser descartada. Isso favorece a comunicação, melhora a confiança do grupo e cada pessoa se sente valorizada.

4. O cliente insatisfeito

Essa dinâmica é muito poderosa, especialmente nos trabalhos que envolvem lidar com clientes. O benefício dessa dinâmica para o grupo de trabalho é que ela permite que seus integrantes desenvolvam e melhorem seu gerenciamento emocional, enquanto empreendem suas habilidades para resolver uma situação difícil envolvendo um cliente.

 

Para realizá-la, uma pessoa do grupo deve se passar por um cliente insatisfeito, enquanto outra será o funcionário. O importante não é que todos da equipe participem da atividade, mas analisem como o funcionário da dinâmica gerencia suas emoções e resolve o conflito. Essa dinâmica ajuda cada membro a fazer a sua parte, para que os demais aprendam outras maneiras de lidar com clientes difíceis.

Conflito no trabalho

5. Dinâmicas de trabalho em equipe sob pressão

A última dinâmica da nossa lista consiste em fazer com que vários grupos de trabalho tentem solucionar um enigma. O objetivo é resolvê-lo o mais rápido possível. Para isso, é necessário ter uma boa comunicação e organização para evitar perda de tempo.

Essa dinâmica permite que o participante aprenda a gerenciar o estresse de uma maneira que não bloqueie o grupo, mas que permita encontrar uma solução rápida. É uma prática excelente que permite que as equipes trabalhem melhor em um projeto de última hora para o qual há tempo suficiente.

Todas essas dinâmicas ajudam a aflorar o talento e a desenvolver as habilidades de cada pessoa do grupo, além de promover a motivação. Isso é algo que estudos como Acerca del trabajo en grupos o equipos apontam como vantagens e como uma maneira de fazer uma empresa crescer. Isso porque os grupos de trabalho não apenas favorecem a empresa, mas também as pessoas que os compõem.

 
  • Buss Thofehrn, M., Leopardi, M.T., Coelho Amestoy, S., & Oliveira Arrieira, I.C.. (2010). Formación de vínculos profesionales para el trabajo en equipo en enfermería. Enfermería Global, (20) Recuperado en 06 de febrero de 2019, de http://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1695-61412010000300013&lng=es&tlng=es.
  • Raméntol, S. V., & Camacho, M. T. F. (2013). La dinámica de grupos para el trabajo cooperativo facilita la comunicación. Vivat Academia, (123), 1-12.
  • Silva, Marlene Alves da. (2016). Uso da Técnica de Dinâmica de Grupo na Avaliação Psicológica no Contexto do Trânsito: Relato de Experiência. Psicologia: Ciência e Profissão36(2), 380-388. https://dx.doi.org/10.1590/1982-3703001392014