Os diferentes tipos de irmãos, qual deles é você?

Cada um dos irmãos costuma adotar um papel marcadamente diferenciado. Neste artigo falaremos dos mais importantes e também de suas implicações.
Os diferentes tipos de irmãos, qual deles é você?
Sergio De Dios González

Revisado e aprovado por o psicólogo Sergio De Dios González.

Escrito por Edith Sánchez

Última atualização: 17 abril, 2023

Na verdade, não há uma classificação acadêmica ou científica para os tipos de irmãos. No entanto, todos sabemos que na prática podem ser classificados de acordo com a sua forma de ser. É como se houvesse papéis definidos e cada irmão acabasse ocupando um.

Existem irmãos amorosos e aqueles que são imensamente tentados a estar do lado oposto do outro. Existem aqueles compreensivos e desafiadores. Eles também podem ser irônicos, invasivos, informantes ou cúmplices. Talvez a única coisa que os irmãos tenham em comum seja o fato de estarem ali, na vida de seus parentes de sangue, ajudando, querendo ou não, a desenvolver suas habilidades sociais.

O verdadeiro peso dessa relação fraterna é experimentado na infância e na adolescência. O vínculo permanece por toda a vida, mesmo que haja distância. Mas é nesses primeiros anos que ele tem um impacto decisivo.

“Irmãos: os filhos dos mesmos pais, que são perfeitamente normais até ficarem juntos.”

-Sam Levenson-

Os principais tipos de irmãos

O campeão de boxe

Um dos tipos mais comuns de irmãos é aquele que parece aspirar a ser campeão de peso pena. Geralmente é um dos mais velhos e assim que vê os mais novos, quase automaticamente faz um gesto para indicar sua superioridade; por exemplo, pode dar um empurrãozinho ou agarrá-los pelo pescoço.

Pode não ficar satisfeito até que o outro relaxe (aquele que faz o gesto entende que o outro já aceitou a submissão). Também não é incomum que coloque obstáculos ou remova a cadeira quando o outro vai se sentar. Eles mudam à medida que crescem, mas sempre serão um pouco incômodos.

Com essas atitudes, quase sempre inofensivas, tendem a buscar de alguma forma reafirmar o papel de autoridade que possuem na família.

O eterno comparador

É comum o comparador ter um irmão que tenha uma idade muito parecida. Ele está sempre atento ao que o outro tem, recebe ou faz. Sua obsessão é a igualdade. Se o outro ganha um brinquedo, por que ele também não ganha? Se parabenizaram o outro, por que não ele?

Ele vê seus irmãos no espelho: eles são uma referência muito importante. Sua insegurança aumenta quando identifica diferenças. E para que esse efeito ocorra não é necessário que a comparação seja prejudicada.

O amigo incondicional

Os sortudos que têm esse tipo de irmão têm um companheiro incondicional que não tem problema em deixá-los vencer se eles perceberem que é necessário. Ele também é um confidente, um cúmplice e sempre pode-se contar com ele para tudo. Guarda os seus segredos e não os revelaria nem sob tortura.

Ele é o irmão ideal e estabelece laços que serão estreitos por toda a vida. Não se deve esquecer que ele também tem suas necessidades e seus problemas. Nem que toda a sua nobreza deva ser agradecida, mesmo ajudando de forma tão desinteressada.

Irmãos podem ser amigos incondicionais
Existem irmãos que se comportam como amigos e confidentes, o vínculo com eles é bastante forte.

O perseguidor, um dos tipos de irmão

O perseguidor não é o mesmo que o “boxeador”, mas muito mais estratégico e “mau”. Ele é o delator por excelência. Seu objetivo é fazer com que seu irmão fique mal na frente de seus pais. Por isso, ele sai em busca dos segredos e fraquezas dos outros, para depois desmascará-los.

Ele fareja, vai aonde ninguém o chamou e não desiste de seus esforços. Ele se comporta assim porque tem uma “pequena vingança” pendente. O outro é menor e mimado, ou é maior e o exclui de seus planos. Você pode fazer as pazes com ele apenas levando-o um pouco mais em consideração.

O pai substituto

O pai substituto é outro tipo de irmão que todo mundo adora ter. O normal é que a diferença de idade seja considerável e por isso sente que deve protegê-lo e guiá-lo. Ele está atento aos seus irmãos mais novos e serve como sua companhia e conselheiro.

Os outros vêm até ele como se fosse outro pai ou mãe, de quem são mais próximos. Você nunca deve esquecer que é um irmão e não um pai. Não é necessário sobrecarregá-lo, pois ele também precisa de proteção e orientação.

O do “amor-ódio” é um dos tipos de irmãos

Corresponde àqueles irmãos que te odeiam, mas não podem viver sem você. Brigam por qualquer bobagem, criticam o tempo todo, opinam sobre você e muitas vezes iniciam discussões sem sentido. Em 5 minutos, eles te abraçam, trazem um pedaço de doce ou simplesmente fingem que nada aconteceu.

Eles são muito apegados aos irmãos, mas isso não os impede de ter mais do que algumas picuinhas diárias com eles. Ele é o protótipo clássico do irmão: aquele que te ajuda a entender que as relações humanas são imperfeitas e ambíguas.

O protegido

Quase sempre é o mais novo, embora às vezes possa ser outra pessoa que tenha tido alguma dificuldade (fraturou um osso uma vez, contrai infecções facilmente, etc.). A verdade é que os pais estão sempre pedindo aos outros que lhes dêem um tratamento especial.

Eles são muito úteis como intermediários com os pais quando outros fazem algo errado. Eles tendem a ficar irritados se os outros não os incluírem em seus planos. Os irmãos tendem a ser um caminho para sua própria força, então eles não devem ser excluídos como “fracos”.

O independente

O independente é aquele que não se parece com nada nem com ninguém. Ele tem seu próprio mundo e vive nele como se não tivesse irmãos. Ele faz seus planos pessoais e pode ter hobbies estranhos, como colecionar aranhas ou praticar uma arte marcial que ninguém mais conhece. É difícil se relacionar com ele porque ele é pouco familiar. Ele é assim, e ponto.

É certo que valorizas muito a família, mas os seus interesses e as suas paixões são superiores a tudo. De qualquer forma, você pode contar com ele.

Os irmãos do tipo perseguidor e boxeador são diferentes
Os irmãos “perseguidores” querem que o outro fique mal na frente dos demais, enquanto os “boxeadores” vivem à procura de esclarecer sua superioridade.

Todos os tipos de irmãos podem trocar de papéis dependendo do dia

Os diferentes tipos de irmãos não são os mesmos o tempo todo. Além de poderem assumir papéis diferentes, dependendo do dia, também mudam com a idade. Seus traços tendem a se suavizar e, na maioria dos casos, mantêm um vínculo forte e positivo com aquelas testemunhas de sua própria vida que são seus irmãos.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Beláustegui, D. (2020). Compañeros de juego. Visitas Al Patio14(2), 177–179. https://doi.org/10.32997/RVP-vol.14-num.2-2020-2788
  • Conde González, F. (2014). Desigualdad, discriminación y pedagogía de la igualdad. Actualidades Investigativas en Educación, 14(1). https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5671646
  • Ripoll, K., Carrillo, S., & Castro, J. A. (2009). Relación entre hermanos y ajuste psicológico en adolescentes: los efectos de la calidad de la relación padres-hijos. Avances en Psicología Latinoamericana, 27(1), 125-142.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.