Os 7 estilos de vida das pessoas felizes

A incorporação de alguns desses estilos de vida provavelmente se traduzirá diretamente em qualidade de vida.
Os 7 estilos de vida das pessoas felizes

Última atualização: 25 junho, 2022

Nosso estilo de vida tem muito a ver com nosso estado de espírito básico. Cada um de nossos hábitos repercute em nosso bem-estar físico e mental. Por isso, é importante trabalhá-los, melhorar alguns, incorporar outros e até deixar de lado os que não são bons.

Neste artigo vamos aprender sobre sete estilos de vida de pessoas felizes que podemos aplicar à nossa própria experiência de vida. Não os perca, porque pode significar encontrar a porta que o leva a uma vida melhor.

1. Espiritual

Um dos estilos de vida das pessoas felizes é o espiritual, centrado na busca da paz interior e na conexão com as dimensões transcendentes do ser. Nesse sentido, o fortalecimento de nossa espiritualidade pode ser alcançado seguindo diferentes caminhos.

Por exemplo, incorporar princípios budistas como aceitação, gratidão e compaixão em nossas vidas pode ser uma maneira de nos conhecermos melhor, ampliar nossa compreensão do mundo e nos tornar mais conscientes do aqui e agora.

Na mesma linha, adotar práticas como meditação ou mindfulness tem efeitos importantes no nosso bem-estar. Isso nos ajuda a gerenciar melhor as emoções, nos dá ferramentas para enfrentar as adversidades e pode nos ajudar a identificar aspectos de nós mesmos nos quais poderíamos trabalhar. Assim, atividades como o yoga podem nos permitir conectar simultaneamente com nossa espiritualidade, enquanto trabalhamos no bem-estar do nosso corpo.

mulher meditando

2. Dieta consciente

A alimentação saudável pode se tornar um dos estilos de vida que nos proporciona saúde e bem-estar. Um dos significados da palavra “ dieta ” refere-se ao conjunto de alimentos e nutrientes que um ser vivo consome normalmente, ou seja, quando falamos em ter uma alimentação saudável não estamos nos referindo a regimes restritivos por um determinado período de tempo.

Assim, seria aconselhável pensar na dieta como nossa forma habitual de comer, não como uma forma de maltratar nosso corpo, obrigando-nos a passar fome. Com essa ideia em mente, podemos incorporar nele todos os alimentos que fornecem a quantidade de nutrientes que precisamos para nossa atividade diária.

Por exemplo, está comprovado que a dieta mediterrânea é particularmente saudável, pois é rica em alimentos como peixes, frutas, legumes e azeite de oliva, todos fontes de nutrientes importantes para o nosso corpo. Adotar esta forma de alimentação pode evitar o risco de doenças cardiovasculares e promover a nossa saúde em geral.

Da mesma forma, o vegetarianismo em sua forma mais conhecida, ou seja, o ovolactovegetariano, que envolve o consumo de produtos de origem animal, como ovos e laticínios, mesmo que nenhum tipo de carne seja consumido, também é uma alternativa para o consumo consciente dos quais são conhecidos múltiplos benefícios.

3. Estilo de vida ativo

Outro dos estilos de vida das pessoas felizes é o ativo, que está relacionado à importância que atribuímos a manter o corpo em movimento. Vivemos em um mundo onde pode ser muito difícil evitar um estilo de vida sedentário, já que muitas das demandas que enfrentamos são mentais.

No entanto, além de suas vantagens, praticar um esporte regularmente ou incorporar atividades nas quais temos que nos mover em nossa rotina pode se tornar a base de um estilo de vida que aumenta nosso bem-estar. Isso nos dará mais energia e aumentará nossa capacidade de propor soluções originais e bem-sucedidas.

4. Curioso e aventureiro

Um dos estilos de vida que envolve a busca por atividades que mantenham viva nossa vontade de aprender coisas novas e adquirir novos conhecimentos. Atividades como leitura ou cinema nos permitem acessar diferentes experiências por meio das histórias que são contadas em livros e filmes.

Claro que viajar é sempre uma boa opção para enriquecer nossos pontos de vista e sair da nossa zona de conforto. Da mesma forma, matricular-se em aulas para aprender uma segunda língua, desenvolver alguns de nossos talentos ou adquirir uma nova habilidade também são desafios que nos permitirão crescer.

5. Conectado com a afetividade

É claro que construir laços sociais é importante na busca do nosso bem-estar. Um estilo de vida ligado à afetividade é aquele em que alcançamos vários objetivos:

  • Dar um lugar relevante às nossas emoções.
  • Valorizar os laços que construímos com nossos entes queridos.
  • Manter e nutrir esses laços através do amor e do cuidado.

É possível que em meio das exigências do trabalho afastemos nosso parceiro, familiares e amigos, porém, dedicar tempo às pessoas que amamos é uma forma muito valiosa e sincera de demonstrar amor e é essencial para que nossos relacionamentos permaneçam vivo e saudável.

amigos abraçando

6. Estilo de vida autoconsciente

Outro dos estilos de vida das pessoas felizes é o autoconsciente, aquele em que focamos no autoconhecimento, identificando o que nos deixa infelizes e buscando sua transformação. É um convite para enfrentar nossos medos e lutar contra aqueles fatores que se colocam como um obstáculo para transformar nossos hábitos.

É provável que a adoção de um estilo autoconsciente acabe exigindo trabalho em muitos dos pontos mencionados, pois cada um deles constitui uma janela para uma vida plena de bem-estar e realização.

7. Ativista

Algumas pessoas escolhem um estilo de vida ativista para tentar resolver todas as injustiças que vivenciam ou testemunham ao seu redor. Embora seja um caminho cheio de esforço, estresse emocional e frustração, muitos indivíduos encontram nessa tarefa um incentivos para continuar.

O veganismo, por exemplo, é um estilo de vida que exige mudanças e esforços que nem todos conseguem, mas que traz a convicção de que se está contribuindo para melhorar a vida dos animais.

Em conclusão, os estilos de vida que você pode adotar para ter uma vida mais plena, mais consciente e mais feliz merecem ser considerados. Por se basearem em encontrar a paz interior e atuar no ambiente, são ótimos recursos quando se trata de equilibrar as emoções. Dê uma chance a eles.

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  • Killingsworth, M.A., & Gilbert, D.T. (2010). A Wandering Mind Is an Unhappy Mind. Science, 330, 932 – 932.