Por que você deve curar seu adolescente interior

Assim como sua infância, sua adolescência também de alguma forma continua a viver em você, querendo contagiar você com sua paixão e esperando que você cure suas inseguranças. Descubra como trabalhar, se precisar, nessa fase da sua vida.
Por que você deve curar seu adolescente interior
Elena Sanz

Escrito e verificado por a psicóloga Elena Sanz.

Última atualização: 22 dezembro, 2022

Certamente você já ouviu falar sobre a criança interior e suas feridas, sobre como trabalhar com ela nos ajuda a liberar limitações e nos sentirmos melhor. No entanto, a infância não é a única fase crítica. Em termos de formação da personalidade, a adolescência também é de grande importância e o que aconteceu nesses anos pode nos marcar de maneira profunda. Por esse motivo, queremos falar sobre os benefícios de curar seu adolescente interior.

O que vem a sua mente quando você pensa em um adolescente? Provavelmente, rebeldia, paixão, ilusão e vontade de dominar o mundo, mas também insegurança, complexos, desorientação e sensação de não ser compreendido.

Trabalhando com seu adolescente interior você pode, por um lado, recuperar toda essa força e, por outro, resolver aquelas qualidades que o limitam porque não foram curadas. Se você está pronto para embarcar nesse caminho, continue lendo.

O impacto do adolescente interior

Ao falar das feridas da infância que nos atingem, muitas pessoas não se sentem identificadas. Afirmam ter tido infâncias plenas, felizes e tranquilas e não entendem, então, de onde podem vir esses arrebatamentos e reações emocionais que às vezes os assaltam. E é que, na realidade, a adolescência também nos marca, e isso pode não ter sido tão positivo.

Nessa fase, enfrentamos vários desafios. Sentimos uma pressão acadêmica cada vez maior, medo de ser rejeitado e uma forte necessidade de nos encaixarmos em um grupo. Os complexos com o corpo tornam-se mais salientes e as traições e decepções são vivenciadas com uma intensidade incomum.

Na família, tudo muda. De repente, sentimos que ninguém nos entende, que ninguém se importa conosco. É provável que comecemos a pensar que nossos pais só querem nos limitar, que não têm empatia e não entendem nossa necessidade de voar e ao mesmo tempo nossa necessidade de carinho e apoio. Poderíamos nos sentir comparados ou não apoiados em nossos sonhos e objetivos.

Sim, o adolescente tem força, coragem, entusiasmo e ideais, mas também é extremamente vulnerável. Por isso, é preciso olhar para essas experiências passadas e ajudar agora o adolescente que fomos a processá-las melhor.

Adolescente triste olhando no espelho
A adolescência é uma fase muito vulnerável que pode deixar sua marca na vida adulta.

Um trabalho de introspecção para se conectar com quem você era

Para curar seu adolescente interior, você precisa trazê-lo para o presente, lembrar o que ele viveu e como se sentiu. Para localizar os principais pontos a serem trabalhados, você pode se ajudar com as seguintes perguntas:

  • Quem foram as figuras mais importantes para você durante sua adolescência? Quem mais te marcou, para melhor ou para pior? Aqui você pode incluir parentes, colegas, professores ou qualquer outra pessoa.
  • Você se lembra da sua adolescência. Quais emoções predominavam? Como você costumava se sentir no dia a dia? Por que você se sentia assim?
  • Liste três situações ou eventos daqueles anos que foram especialmente significativos.
  • Se você tivesse que definir sua adolescência em três palavras, quais seriam?

O que seu adolescente interior sentiu e viveu?

Como resultado das perguntas anteriores, você pode realizar um processo de introspecção que o ajuda a identificar o que há para curar. Em cada caso, a situação pode ser diferente, mas estes são alguns dos problemas que você pode ter encontrado:

  • Sentimento de inadequação, de ser inferior a outras pessoas ao seu redor. Essa tendência de se comparar e essa falta de autoconfiança podem estar muito arraigadas.
  • Sensação de falta de compreensão e apoio do entorno. Talvez suas figuras de referência não acreditassem em você ou fossem excessivamente duras, autoritárias e pouco empáticas. Como resultado disso, hoje você pode se desencorajar de seguir seus sonhos e realizar projetos. Talvez você se obrigue a se conformar, a ter a vida que “deveria ter”, enquanto silencia sua própria voz interior que pede algo diferente.
  • Grandes complexos em relação à aparência física ou personalidade. Se você se desenvolveu muito cedo (ou muito tarde), se você teve uma imagem diferente do resto por qualquer motivo ou seus interesses não se encaixavam com os dos outros, você ainda pode se sentir inútil hoje. Complexos e uma auto-imagem negativa são conhecidos por causar grande sofrimento emocional, e é por isso que você pode viver frustrado e triste.
  • Medo de rejeição e dificuldade em estabelecer limites. Na adolescência é forte a necessidade de se encaixar, de ser aceito pelos pares. Se você foi rejeitado ou achou difícil ter amizades saudáveis durante esse período, você ainda pode ter necessidade de agradar e uma incapacidade para dizer “não”.
  • Medo da intimidade emocional. Se seus primeiros relacionamentos românticos foram dolorosos, você sofreu algum tipo de engano, traição ou abandono e não o curou, agora você pode ter medo de se comprometer ou se abrir emocionalmente para os outros.
Adolescente com a mão na boca
Refletir sobre como nosso adolescente interior se sente pode nos ajudar a curar em um nível emocional.

Como curar seu adolescente interior

Uma vez que você identificou mágoas passadas e situações estagnadas, existem alguns passos que você pode tomar para curar seu adolescente interior:

  • Lembre-se que agora você é um adulto. Você não depende mais de outras pessoas e agora tem muito mais ferramentas para gerenciar situações. Nesse momento, você pode se dar o amor e a validação de que precisa, além de escolher seus relacionamentos e vínculos.
  • Verifique que lições todas essas experiências lhe trouxeram. O que elas te ensinaram sobre você, sobre os outros e sobre a vida? Certamente elas contribuíram para o seu desenvolvimento pessoal em algum aspecto; e, se não, é hora de procurar as lições escondidas e implementá-las.
  • Perdoe aqueles que te machucaram ou que você sentiu que falharam com você. Não como forma de justificar suas ações, mas como forma de se libertar de sua influência. Entenda que, talvez, eles não puderam ou não souberam agir de outra forma e que, de qualquer forma, você não merece mais continuar carregando essa dor. Aprecie o aprendizado e deixe de lado o ressentimento que o mantém amarrado.
  • Perdoe-se por não ter sabido fazer melhor, pelas vezes em que se deixou magoar e pelas vezes em que se abandonou para agradar os outros. Comprometa-se consigo mesmo e comece a fazer diferente.
  • Aprenda a ouvir seu adolescente interior no seu dia a dia. A voz dele é aquela que te encoraja a correr riscos, apostar em si mesmo e ir atrás do que você quer. É a voz que o encoraja a se divertir, descansar e aproveitar a vida. É esse grito de rebeldia que o leva a se defender quando uma situação insulta sua alma. Dê-lhe um lugar na sua vida.

Em última análise, curar seu adolescente interior o ajudará a recuperar a paixão e a força, equilibrar responsabilidade com diversão e, acima de tudo, acreditar em si mesmo. Como adulto, dê a esse adolescente validação, apoio e limites, e tudo começará a mudar.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Gaete, V. (2015). Desarrollo psicosocial del adolescente. Revista chilena de pediatría86(6), 436-443.
  • Tager, D., Good, G. E., & Morrison, J. B. (2006). Our bodies, ourselves revisited: Male body image and psychological well-being. International Journal of Men’s Health, 5(3), 228–237. https://doi.org/10.3149/jmh.0503.228

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.