Que as críticas não te impeçam de continuar a sonhar

Que as críticas não te impeçam de continuar a sonhar

Última atualização: 19 maio, 2022

As pessoas estão cheias de sonhos que querem realizar. Porém, também temos muitos medos que nos impedem de alcançar o que queremos. Quando aos medos se somam as críticas, alcançar o que nos propomos pode parecer quase impossível.

Mas você já parou para pensar que todas as pessoas que você admira também receberam críticas? Onde estaríamos se a humanidade não fosse capaz de fazer o que se propõe? Qual é a pior coisa que pode acontecer se você ignorar as críticas? E se for justamente a crítica construtiva que vai te ajudar a enxergar um caminho mais satisfatório?

“O que você ganha, ao atingir seu objetivo, não é tão importante quanto o que você se torna ao atingir seu objetivo.”

-Wolfgang von Goethe-

Todos nós já fomos vítimas de críticas em algum momento. Não podemos vê-las como algo negativo, pois uma crítica saudável pode nos ajudar a melhorar. O que não é tão bom é a crítica que te desmotiva, que te detém e te faz sentir inferior. Você já passou por isso? Certamente sim, todos precisamos enfrentá-las com bastante frequência. O importante é aprender a identificá-las e evitar que elas nos detenham.

menina irritada

Respire fundo

Quando a crítica aparece, nossa primeira reação é ficar na defensiva. Afinal, ninguém gosta de ouvir que sua ideia é ruim ou que os seus sonhos não são possíveis. Como também não se trata de que você deixe de sonhar, pare por um momento para analisar o que te disseram. Respire fundo antes de responder.

A crítica tem base em fatos ou argumentos objetivos? Você consegue encontrar alternativas para o caminho que está seguindo agora? Seu sonho é realista? Você verá que as críticas feitas com amor e interesse verdadeiro vão te ajudar a alcançar os seus objetivos. E as outras? Não se preocupe com críticas mal intencionadas e infundadas.

“Se você não tem críticos, provavelmente não terá sucesso.”

-Malcolm X-

Estão falando a partir das próprias experiências?

Se uma pessoa tentou realizar os seus sonhos, porém fracassou, ela se sentirá tentada a fazer críticas para te desencorajar. Não leve para o lado pessoal. Muitas vezes, as pessoas agem dessa forma para evitar que você sofra como elas sofreram. Neste caso, você não deve apenas ouvir as críticas, mas sim se permitir algum tempo para analisar o que você está fazendo. As críticas boas podem te ajudar a encontrar a maneira mais eficaz de alcançar o que você sonha.

Porém, você também deve ter cuidado. Algumas pessoas não realizam os seus sonhos porque não se esforçam muito. Então, quando veem que uma pessoa está fazendo o que queriam, procuram sabotá-la. Essas pessoas são tóxicas e você certamente não é a sua única vítima.

“Enfrente seu caminho com coragem, não tenha medo da crítica dos outros. E, sobretudo, não se deixe paralisar por sua própria crítica.

-Paulo Coelho-

Aceite que você é o centro do seu universo

Conheço pessoas que não sabem lidar com as críticas. Quando ouvem que algo está errado com seus sonhos, automaticamente os descartam. Isso é um grande erro! Para realizar os seus sonhos, você deve estar convencido de que os merece e é capaz de alcançá-los.

Garota feliz sentada cercada por arco-íris

O mundo inteiro pode te dizer que algo é irreal, mas, se você realmente acreditar e criar o caminho para alcançá-lo, você conseguirá. Ainda que você não seja o centro do universo, você deve ser o centro do seu próprio universo. No fim das contas, sonhos e críticas têm o poder que você dá a eles.

“Se você pode imaginar, também pode realizar. Se você pode sonhar, também pode ser.”

-William Arthur Ward-

Encontre soluções

Digamos que realmente não há forma de realizar o seu sonho e que as críticas estejam certas. Neste caso, você não deve se dar por vencido. Você só precisa mudar o que você deseja e encontrar uma maneira de fazer isso se tornar realidade. Às vezes, os sonhos escapam das nossas mãos e é simplesmente impossível alcançá-los.

Não se preocupe. Pare para pensar em uma alternativa que te deixaria igualmente feliz. Você certamente encontrará alguma. Você queria ser bailarina profissional, mas nunca treinou? Talvez isso já seja impossível, mas você pode começar a fazer aulas de dança de salão e participar de competições. Não há razão suficiente para deixar de sonhar. Nunca faça isso! Não há vida pior do que passar dia após dia sem um motivo para se levantar e lutar.

“Para evitar criticas, não faça nada, não diga nada, não seja nada.”

-Elbert Hubbard-

A crítica depende da percepção dos outros

Por fim, a última coisa a lembrar é que a crítica é algo muito pessoal. Na verdade, as críticas não tem nada a ver com você, mas sim com a visão e as ideias da pessoa que critica. Da mesma forma, os seus sonhos também são muito pessoais. Portanto, ninguém mais pode entender o que você deseja porque isso tem base nas suas experiências.

Imagem cortesia de Nicoletta Ceccoli

Pode interessar a você...
Up – Altas Aventuras: nunca é tarde para alcançar nossos objetivos
A mente é maravilhosa
Leia em A mente é maravilhosa
Up – Altas Aventuras: nunca é tarde para alcançar nossos objetivos

Os objetivos de vida nos dão um senso de direção, um caminho a seguir. Neste artigo, usamos o filme 'Up - Altas Aventuras' para refletir sobre o te...