Meus colegas de trabalho não gostam de mim: o que fazer?

Seus colegas de trabalho não gostam de você? Não sabe o que fazer nessa situação? Continue lendo, pois neste artigo falaremos sobre algumas ideias que podem te ajudar.
Meus colegas de trabalho não gostam de mim: o que fazer?
José Padilla

Escrito e verificado por o psicólogo José Padilla.

Última atualização: 28 fevereiro, 2023

No contexto laboral, as relações são uma parte importante do desenvolvimento e progresso de qualquer empresa. Como costuma acontecer em outras áreas da vida, elas podem ficar tensas no trabalho. Essa situação pode afetar o desempenho no trabalho e a sensação de bem-estar e satisfação do funcionário.

Você pode estar nessa situação, trabalhando em um lugar onde ninguém te quer, onde você tem que conviver com olhares de desprezo e ouvir que falam de você pelas costas. Trabalhar sabendo que ninguém gosta de você é estressante. Portanto, neste artigo, forneceremos algumas recomendações práticas.

Por que meus colegas de trabalho não gostam de mim?

Pode haver muitas razões pelas quais seus colegas de trabalho não gostam de você. Uma delas pode ser que você goste de receber todo o reconhecimento pelo bom trabalho em equipe. Talvez você busque destaque diante de seus superiores às custas de outros. Se você agir de forma arrogante e assumir o crédito pelo trabalho de seus colegas, será difícil eles gostarem de você.

Outra razão pela qual você pode não ser desejado no trabalho é porque você mantém uma atitude negativa, com reclamações constantes: quando você transforma as reclamações em um padrão constante de negatividade, pode arruinar o ambiente de trabalho e o ambiente dos outros. Ao criar uma atmosfera de pessimismo, de negatividade, as pessoas podem se distanciar para não captar seu estado emocional.

Outra possível razão pela qual não gostam de você é que você é passivo-agressivo, distante, desconfiado e solitário. Você é irritável, temperamental, mal-humorado. Você resiste constantemente ao que lhe é exigido e adota uma atitude passiva em relação às suas obrigações de trabalho. Com essa maneira de se comportar, é muito difícil que seus colegas gostem de você.

Seus colegas podem não gostar de você também porque, talvez, você seja um fofoqueiro. Falar mal da vida de seus companheiros com outras pessoas e divulgar sua vida íntima não é algo que eles possam querer de você. Você também pode ser odiado por inveja. Eles não gostam de você porque você ocupa um lugar privilegiado na empresa e têm inveja de sua posição e do que você conquistou, merecidamente ou não.

Colegas conversando sobre auto-revelação

O que posso fazer quando meus colegas não gostam de mim?

Não se sentir amado é uma experiência que pode fazer você se sentir mal consigo mesmo e afetar sua autoestima. A seguir, daremos várias recomendações para que você possa lidar com essas situações. Mas primeiro devemos determinar se você está promovendo uma atitude negativa em seus colegas ou se é apenas por inveja que você merece a rejeição.

Se seus colegas não gostam de você pela maneira como se comporta, você deve dedicar algum tempo para pensar no que está fazendo de errado. Você também pode pedir a um colega que não o rejeite para perguntar-lhe a respeito. Tenha em mente estas recomendações para que você possa promover um melhor ambiente de trabalho com seus colegas:

  • Evite fofocar sobre a vida de seus colegas.
  • Não fale mal de ninguém.
  • Seja respeitoso.
  • Colabore sem esperar reconhecimento.
  • Procure melhorar as deficiências que você percebe em seu ambiente de trabalho, para que os outros se beneficiem de sua ação e percebam seu interesse por eles.
  • Seja justo e dê crédito onde o crédito é devido.
  • Procure ter disposição para ajudar. Mas atenção, é importante que você saiba respeitar os limites, para que não acabem se aproveitando de você.
  • Participe de integrações sociais.

Trato bem meus colegas, mas eles ainda não gostam de mim

Se ao refletir ou conversar com alguém, você descobre que não está fazendo nada para alimentar a rejeição, então é hora de aprender a administrar suas emoções diante dessas situações, para que isso não o afete. Vejamos algumas recomendações para você ter em mente nessas circunstâncias.

1. Tenha em mente sua paz de espírito

Agora que você sabe que não está fazendo nada para ser odiado no trabalho, é importante que aprenda a manter a tranquilidade e a não se deixar afetar pela rejeição dos colegas. Para isso existe um exercício estóico que Massimo Pigliucci e Gregory López propuseram em três etapas:

  • Passo 1: visualize uma tarefa com a qual você provavelmente terá que lidar no trabalho hoje e que pode ser manipulada por seus colegas de trabalho.
  • Passo 2: pratique mentalmente: “quero fazer esta atividade, mas também quero ficar calmo aceitando o que está acontecendo.”
  • Passo 3: finalmente, imagine-se calmo na situação.

2. Ignore o que acontece

Se depois de tentar melhorar o relacionamento com seus colegas de trabalho, você não obtém resultados, então é conveniente que você aprenda a ignorar o que está acontecendo. Existem coisas que você não pode mudar, porque estão fora do seu controle.

Quando isso acontece, a coisa mais sensata que você pode fazer é mudar a forma como você percebe, sente e age nessas ocasiões. Parafraseando Epicteto, tenha em mente que não são as coisas ou situações que o afetam emocionalmente, é a interpretação que você faz delas.

3. Antecipe o encontro com pessoas difíceis

Existe um exercício de meditação que Marco Aurélio propôs em suas Meditações que pode ajudá-lo a lidar com seus colegas de trabalho. Pigliucci e Gregory (2019) propõem a realização desse exercício da seguinte forma:

  • Todas as manhãs, antes de começar o dia, escreva seus próprios pensamentos sobre como encontrar colegas de trabalho difíceis. Isso ajudará você a tirar o choque da surpresa, caso isso aconteça.
  • Lembre-se de que você está tentando melhorar, concentrando-se apenas no que depende de você. O fato de não gostarem de você no trabalho, mesmo que você esteja fazendo bem as coisas, não depende de você.
Mulher escrevendo no escritório

4. Use as dificuldades para crescer

Se você não pode mudar a situação ou fazer qualquer coisa para que seus colegas gostem de você, aprenda a usar essa adversidade para crescer. Quando você está em uma situação ruim, pode aproveitá-la como uma oportunidade para cultivar a virtude. Assim, se seus colegas não forem legais com você, mostre a eles como ser; se eles forem maus com você, ensine-os, com seu comportamento, a serem bons.

No final do dia, pense em como você poderia ter sido melhor no trabalho e quando sentiu que o que seus colegas estavam fazendo estava começando a afetá-lo emocionalmente. Reflita sobre como você reagiu, o que sentiu e pensou e formule novas opções para responder a essas situações.

5. Concentre-se no seu trabalho e siga seu caminho

Para tomar decisões, consulte seu próprio conjunto de valores. Sentir que não gostam de você no trabalho pode deixá-lo preso à procura de motivos (“por que eles não gostam de mim?”) ou explicações (“eles não me querem porque sou incapaz”).

A vida continua e você deve fazer o mesmo. Portanto, depois de aceitar o que você sente e a situação, concentre-se em seu próprio caminho. Aprenda com o que você está sentindo e vivendo para que você possa melhorar e crescer.

Por fim, lembre-se de que o seu bem-estar está em primeiro lugar.Se a situação de trabalho se tornar muito complicada e estiver afetando muito você, tanto profissional quanto pessoalmente, é importante que você considere outras opções para lidar com o problema. Se você não pode deixar o emprego, pedir ajuda profissional é uma excelente opção para você aprender a lidar com essa situação.


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  • Herrando, C., & Constantinides, E. (2021). Emotional Contagion: A Brief Overview and Future Directions. Frontiers in psychology, 2881.
  • Pigliucci, M. y López, G. (2019). Mi cuaderno estoico. Ariel Editorial.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.