Os 14 gêneros musicais mais populares
A música é uma das manifestações artísticas mais universais, que sempre nos acompanha e agrada a todos. Ela consegue se conectar com a alma, com nossas emoções e humor. Com certeza não ouvimos as mesmas canções em um dia feliz ou triste. Existem gêneros musicais para todos os gostos; ou seja, a música é agrupada em categorias que identificam algumas características como pertencentes a uma determinada tendência.
Como essa classificação é feita? Na verdade não existe uma fórmula ou método específico, mas isso pode ser feito de diferentes perspectivas. Portanto, essas classificações costumam ser subjetivas e controversas. Como resultado, alguns gêneros podem se sobrepor, combinar, dar origem a um novo gênero e assim por diante.
Neste artigo, nos propusemos a realizar uma abordagem dos 14 gêneros musicais mais populares da contemporaneidade.
1.Dance/Eletrônica: Eletronic Dance Music (EDM)
Geralmente conhecida como EDM, esse tipo de música é produzida por DJs que adicionam dezenas de sons a uma melodia para criar uma música única. Você pode ouvi-la em boates ou até mesmo ao vivo, dependendo da sua facilidade de acesso aos mesmos.
A partir da década de 60 vários pioneiros do gênero se tornaram conhecidos mundialmente, e continuam a influenciar a produção atual. A seguir mostramos alguns dos artistas e tendências que, parta nós, ocupam uma posição de destaque:
- Dub Jamaicano: foi um gênero da música eletrônica que surgiu da experimentação com o reggae nos anos 60.
- A banda alemã Kraftwerk, formada em 1970.
- O disco de Giorgio Moroder.
Atualmente o Daft Punk é um dos principais grupos da música dance/electrônica.
2. Rock
Originada como Rock & Roll nos Estados Unidos, o rock tem sacudido o mundo desde a década de 50. Com uma grande evolução ao longo dos anos e dando origem a inúmeros subgêneros, ele continua sendo um dos gêneros musicais contemporâneos por excelência.
Trata-se de uma de música que começou com instrumentos de cordas, mas com o tempo foram incluídos outtros tipos mais modernos. Devido à quantidade de variações do gênero, é difícil oferecer uma definição precisa.
Os ritmos fortes, letras selvagens e estética facilmente identificável fizeram do rock um dos gêneros preferidos dos jovens, principalmente durante a segunda metade do século XX.
Toda uma cultura influenciada por esse gênero ultrapassou fronteiras, por isso o rock é considerado uma atitude, elevando a figura da estrela do rock e penetrando na sociedade.
Algumas das estrelas do rock que popularizaram essa cultura são: Little Richard, Bill Haley e Chuck Berry. Por outro lado, bandas como Pink Floyd, The Doors, Metallica, Nirvana e Megadeth são as bandas modernas que conquistaram a cultura do rock.
3. Jazz
Identificado pelo swing e notas azuis, o jazz tem suas raízes tanto na cultura da África Ocidental como da Europa. Dizem que o Jazz é “uma das formas de arte originais dos Estados Unidos” e que ele conta com uma combinação única de criatividade, coação e interatividade.
Com suas origens desde o final do século XIX até princípios do século XX, o jazz também desempenhou um papel importante na projeção mundial de figuras icônicas: Ella Fitzgerald, Betty Carter, Abbey Lincoln e Ethel Waters.
4. Dubstep
O termo dubstep começou a se popularizar por volta de 2002. Ele foi cunhado por gravadoras como Big Apple e Tempa, para diferenciar essa tendência estilística de mixagem do gênero original, o 2-step.
O dubstep é uma música eletrônica que se enquadra na categoria de drum&bass. Ele ganhou uma certa popularidade no início de 2000 em Londres, na Inglaterra.
É caracterizado por incorporar os elementos funky do breakbeat ou as características mais sombrias do drum and bass no próprio 2-step.
5. Rhythm and Blues ou R&B:
Vocalistas como Sade, Mariah Carey, Beyoncé ou Tina Tuner se tornaram grandes na indústria musical graças à sua dedicação a este estilo de música. Originária da década de 1940, este estilo afro-americano é uma combinação de hip hop, funk, dance, pop e soul. Suas letras se enfocam temas como relacionamento, sexo e liberdade.
Este é um gênero musical bastante popular entre os jovens, e seu auge começou em meados dos anos 80 e início dos anos 90. As novas tendências, mudanças em nosso estilo de vida e costumes resultaram na perda ou leve declínio de gêneros que haviam triunfado anos atrás, como a música disco.
Desta forma, o R&B começou a se espalhar em boates e ambientes jovens. Às vezes ele está muito ligado ao pop, o que pode tonar difícil a distinção entre os dois.
6. Techno
Esta variação teve origem nos Estados Unidos, especificamente na cidade de Detroit. Aceita-se que a origem do techno se deve ao uso experimental de um sintetizador na fusão de melodias de diferentes correntes musicais.
Atualmente, o uso de tecnologia mais avançada que a do antigo sintetizador propiciou o aparecimento de muitos estilos de techno. Ele foi associado, em sua origem, a uma estética definida como afrofuturista e cyberpunk.
7. Música country
Este é outro dos gêneros musicais populares da música americana que se originou na década de 1920. A música country tem suas raízes no folk americano.
Ela é cconstruída usando instrumentos de forma simples, desde guitarras elétricas a bateria, bandolim e gaita. Alguns dos músicos mais populares do gênero são: Johnny Cash, Blake Shelton e Kenny Rogers.
8. Electro
Uma combinação perfeita de hip hop e música eletrônica; o electro ou electro-funk usa instrumentos como drum machine, vocoder e talkbox. Isso permite que ele se diferencie de outra forma semelhante de música, a música disco. Alguns dos artistas notáveis que contibuíram com este estilo muscial incluem: Arthur Baker, Freeez, Man Parrish e Midnight Star.
9. Indie Rock
Na verdade este tipo se enquadra no gênero ou subgênero conhecido como rock alternativo, que, por sua vez, pertence à uma categoria do rock.
O Indie Rock se originou na década de 1980 e mudou gradualmente a indústria da música. Uma das bandas indie mais icônicas são Artic Monkeys, e também se destacam Franz Ferdinand ou The kooks.
Depois de uma década ele se tornou a origem a gêneros como math rock, emo, noise pop, postrock e lo-fi.
10. Música pop
Pop é um termo derivado de “popular” e, portanto, a sua ligação com a música popular é mais do que evidente. Com raízes no estilo rock & roll, esse tipo pode incluir qualquer forma de música, desde música urbana e dança até rock, country e latina.
Os instrumentos mais usados são guitarras elétricas, sintetizadores e baixos. Trata-se de um gênero que esteve intimamente associado ao comercial, é “a música que se ouve nas rádios”. Alguns artistas pop proeminentes são: Britney Spears, Madonna, Lady Gaga e, claro, o “rei do pop”, Michael Jackson.
11. Hip-Hop
O hip-hop é mais do que um gênero, é um movimento artístico e cultural americano. É reconhecido como a expressão artística que nasceu no final dos anos 60 nos bairros operários de Nova York.
Em 2017, pela primeira vez, o hip-hop ultrapassou o rock como o gênero mais popular no gosto dos consumidores ou, pelo menos, de acordo com o relatório Nielsen de final de ano da indústria musical.
12. Evergreen
A essa classificação pertencem as canções com letras que aproveitam e dão forma a algo universal e atemporal. O que queremos dizer com isso? Que ela começa a partir de um sentimento, história, mensagem, estado de espírito, ideia… em suma, algo que tem impacto geração após geração.
Sua mensagem não é determinada, não é específica para um público e reflete algo universalmente memorável.
13. Heavy Metal
Também chamado simplesmente de metal. Este gênero começou no final da década de 1960 no Reino Unido e nos Estados Unidos. Ele combina elementos de punk rock e do rock psicodélico, conferindo às músicas uma maior carga de agressividade e velocidade.
Expoentes famosos do Heavy Metal são Led Zeppelin, Deep Purple e os ingleses Black Sabbath. Hoje em dia, a capital mundial do heavy metal é a Finlândia, que possui o maior número de bandas de heavy metal per capita do mundo.
Enquanto países igualmente influentes no gênero, como Suécia e Noruega, têm apenas 27 bandas de heavy metal por 100.000 habitantes, a Finlândia tem o dobro, 54 bandas.
14. Música clássica, concertos de piano, sinfonias e óperas
De fato este não é um gênero contemporâneo, pois tem séculos de história. Nós o incluímos por sua imortalidade e marca permanente.
Esta é a música acadêmica, de grandes compositores e interpretada por orquestras sinfônicas. Por definição, a música clássica abrange um período de tempo aproximadamente do século XI ao século XIX, tendo como base a música litúrgica e secular do Ocidente.
Devido à crescente profissionalização da profissão de músico e compositor clássico, essa é reconhecida como uma expressão das elites educadas da sociedade. No entanto ela conseguiu se adaptar, e alguns grupos de música popular como a banda britânica Queen, decidiram fundi-la com o rock ou ouros gêneros mais atuais e levá-la para a cultura de massa.
A música se adapta, muda, mas sempre nos acompanha, sobrevive no tempo e é capaz de criar melodias eternas. Às vezes, uma música nos lembra um determinado momento de nossa vida, influencia nosso humor e estado emocional. Com quais gêneros musicais você mais se identifica?
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Guerrero J. El género musical en la música popular: algunos problemas para su caracterización
Trans. Revista Transcultural de Música [Internet]. 2012 [consultado 5 may 2022]; 16: 1-22. Disponible en: https://www.redalyc.org/pdf/822/82224815008.pdf - Aucouturier J y Pachet F. Representing Musical Genre: A State of the Art. Journal of New Music Research [Internet]. 2010 [consultado 5 may 2022]; 32(1): 83-93. Disponible en: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1076/jnmr.32.1.83.16801