Os 14 gêneros musicais mais populares

Os gêneros musicais são categorias que identificam as melodias das músicas de acordo com as suas características. Eles também permitem identificar os ouvintes. Quais são os seus gêneros musicais favoritos?
Os 14 gêneros musicais mais populares

Última atualização: 12 Dezembro, 2021

A música é uma das manifestações artísticas mais universais, que sempre nos acompanha e agrada a todos. Ela consegue se conectar com a alma, com nossas emoções e humor. Com certeza não ouvimos as mesmas canções em um dia feliz ou triste. Existem gêneros musicais para todos os gostos; ou seja, a música é agrupada em categorias que identificam algumas características como pertencentes a uma determinada tendência.

Como essa classificação é feita? Na verdade não existe uma fórmula ou método específico, mas isso pode ser feito de diferentes perspectivas. Portanto, essas classificações costumam ser subjetivas e controversas. Como resultado, alguns gêneros podem se sobrepor, combinar, dar origem a um novo gênero e assim por diante.

Neste artigo, nos propusemos a realizar uma abordagem dos 14 gêneros musicais mais populares da contemporaneidade.

1.Dance/Eletrônica: Eletronic Dance Music (EDM)

Geralmente conhecida como EDM, esse tipo de música é produzida por DJs que adicionam dezenas de sons a uma melodia para criar uma música única. Você pode ouvi-la em boates ou até mesmo ao vivo, dependendo da sua facilidade de acesso aos mesmos.

A partir da década de 60 vários pioneiros do gênero se tornaram conhecidos mundialmente, e continuam a influenciar a produção atual. A seguir mostramos alguns dos artistas e tendências que, parta nós, ocupam uma posição de destaque:

  • Dub Jamaicano: foi um gênero da música eletrônica que surgiu da experimentação com o reggae nos anos 60.
  • A banda alemã Kraftwerk, formada em 1970.
  • O disco de Giorgio Moroder.

Atualmente o Daft Punk é um dos principais grupos da música dance/electrônica.

Daft Punk, representante de um dos gêneros musicais.

2. Rock

Originada como Rock & Roll nos Estados Unidos, o rock tem sacudido o mundo desde a década de 50. Com uma grande evolução ao longo dos anos e dando origem a inúmeros subgêneros, ele continua sendo um dos gêneros musicais contemporâneos por excelência.

Trata-se de uma de música que começou com instrumentos de cordas, mas com o tempo foram incluídos outtros tipos mais modernos. Devido à quantidade de variações do gênero, é difícil oferecer uma definição precisa.

Os ritmos fortes, letras selvagens e estética facilmente identificável fizeram do rock um dos gêneros preferidos dos jovens, principalmente durante a segunda metade do século XX.

Toda uma cultura influenciada por esse gênero ultrapassou fronteiras, por isso o rock é considerado uma atitude, elevando a figura da estrela do rock e penetrando na sociedade.

Algumas das estrelas do rock que popularizaram essa cultura são: Little Richard, Bill Haley e Chuck Berry. Por outro lado, bandas como Pink Floyd, The Doors, Metallica, Nirvana e Megadeth são as bandas modernas que conquistaram a cultura do rock.

3. Jazz

Identificado pelo swing e notas azuis, o jazz tem suas raízes tanto na cultura da África Ocidental como da Europa. Dizem que o Jazz é “uma das formas de arte originais dos Estados Unidos” ​​e que ele conta com uma combinação única de criatividade, coação e interatividade.

Com suas origens desde o final do século XIX até princípios do século XX, o jazz também desempenhou um papel importante na projeção mundial de figuras icônicas: Ella Fitzgerald, Betty Carter, Abbey Lincoln e Ethel Waters.

4. Dubstep

O termo dubstep começou a se popularizar por volta de 2002. Ele foi cunhado por gravadoras como Big Apple e Tempa, para diferenciar essa tendência estilística de mixagem do gênero original, o 2-step.

O dubstep é uma música eletrônica que se enquadra na categoria de drum&bass. Ele ganhou uma certa popularidade no início de 2000 em Londres, na Inglaterra.

É caracterizado por incorporar os elementos funky do breakbeat ou as características mais sombrias do drum and bass no próprio 2-step.

5. Rhythm and Blues ou R&B:

Vocalistas como Sade, Mariah Carey, Beyoncé ou Tina Tuner se tornaram grandes na indústria musical graças à sua dedicação a este estilo de música. Originária da década de 1940, este estilo afro-americano é uma combinação de hip hop, funk, dance, pop e soul. Suas letras se enfocam temas como relacionamento, sexo e liberdade.

Este é um gênero musical bastante popular entre os jovens, e seu auge começou em meados dos anos 80 e início dos anos 90. As novas tendências, mudanças em nosso estilo de vida e costumes resultaram na perda ou leve declínio de gêneros que haviam triunfado anos atrás, como a música disco.

Desta forma, o R&B começou a se espalhar em boates e ambientes jovens. Às vezes ele está muito ligado ao pop, o que pode tonar difícil a distinção entre os dois.

6. Techno

Esta variação teve origem nos Estados Unidos, especificamente na cidade de Detroit. Aceita-se que a origem do techno se deve ao uso experimental de um sintetizador na fusão de melodias de diferentes correntes musicais.

Atualmente, o uso de tecnologia mais avançada que a do antigo sintetizador propiciou o aparecimento de muitos estilos de techno. Ele foi associado, em sua origem, a uma estética definida como afrofuturista e cyberpunk.

7. Música country

Este é outro dos gêneros musicais populares da música americana que se originou na década de 1920. A música country tem suas raízes no folk americano.

Ela é cconstruída usando instrumentos de forma simples, desde guitarras elétricas a bateria, bandolim e gaita. Alguns dos músicos mais populares do gênero são: Johnny Cash, Blake Shelton e Kenny Rogers.

8. Electro

Uma combinação perfeita de hip hop e música eletrônica; o electro ou electro-funk usa instrumentos como drum machine, vocoder e talkbox. Isso permite que ele se diferencie de outra forma semelhante de música, a música disco. Alguns dos artistas notáveis ​​que contibuíram com este estilo muscial incluem: Arthur Baker, Freeez, Man Parrish e Midnight Star.

9. Indie Rock

Na verdade este tipo se enquadra no gênero ou subgênero conhecido como rock alternativo, que, por sua vez, pertence à uma categoria do rock.

O Indie Rock se originou na década de 1980 e mudou gradualmente a indústria da música. Uma das bandas indie mais icônicas são Artic Monkeys, e também se destacam Franz Ferdinand ou The kooks.

Depois de uma década ele se tornou a origem a gêneros como math rock, emo, noise pop, postrock e lo-fi.

10. Música pop

Pop é um termo derivado de “popular” e, portanto, a sua ligação com a música popular é mais do que evidente. Com  raízes no estilo rock & roll, esse tipo pode incluir qualquer forma de música, desde música urbana e dança até rock, country e latina.

Os instrumentos mais usados ​​são guitarras elétricas, sintetizadores e baixos. Trata-se de um gênero que esteve intimamente associado ao comercial, é “a música que se ouve nas rádios”. Alguns artistas pop proeminentes são: Britney Spears, Madonna, Lady Gaga e, claro, o “rei do pop”, Michael Jackson.

Lady Gaga, uma das representantes do gênero pop.

11. Hip-Hop

O hip-hop é mais do que um gênero, é um movimento artístico e cultural americano. É reconhecido como a expressão artística que nasceu no final dos anos 60 nos bairros operários de Nova York.

Em 2017, pela primeira vez, o hip-hop ultrapassou o rock como o gênero mais popular no gosto dos consumidores ou, pelo menos, de acordo com o relatório Nielsen de final de ano da indústria musical.

12. Evergreen

A essa classificação pertencem as canções com letras que aproveitam e dão forma a algo universal e atemporal. O que queremos dizer com isso? Que ela começa a partir de um sentimento, história, mensagem, estado de espírito, ideia… em suma, algo que tem impacto geração após geração.

Sua mensagem não é determinada, não é específica para um público e reflete algo universalmente memorável.

13. Heavy Metal

Também chamado simplesmente de metal. Este gênero começou no final da década de 1960 no Reino Unido e nos Estados Unidos. Ele combina elementos de punk rock e do rock psicodélico, conferindo às músicas uma maior carga de agressividade e velocidade.

Expoentes famosos do Heavy Metal são Led Zeppelin, Deep Purple e os ingleses Black Sabbath. Hoje em dia, a capital mundial do heavy metal é a Finlândia, que possui o maior número de bandas de heavy metal per capita do mundo.

Enquanto países igualmente influentes no gênero, como Suécia e Noruega, têm apenas 27 bandas de heavy metal por 100.000 habitantes, a Finlândia tem o dobro, 54 bandas.

14. Música clássica, concertos de piano, sinfonias e óperas

De fato este não é um gênero contemporâneo, pois tem séculos de história. Nós o incluímos por sua imortalidade e marca permanente.

Esta é a música acadêmica, de grandes compositores e interpretada por orquestras sinfônicas. Por definição, a música clássica abrange um período de tempo aproximadamente do século XI ao século XIX, tendo como base a música litúrgica e secular do Ocidente.

Devido à crescente profissionalização da profissão de músico e compositor clássico, essa é reconhecida como uma expressão das elites educadas da sociedade. No entanto ela conseguiu se adaptar, e alguns grupos de música popular como a banda britânica Queen, decidiram fundi-la com o rock ou ouros gêneros mais atuais e levá-la para a cultura de massa.

A música se adapta, muda, mas sempre nos acompanha, sobrevive no tempo e é capaz de criar melodias eternas. Às vezes, uma música nos lembra um determinado momento de nossa vida, influencia nosso humor e estado emocional. Com quais gêneros musicais você mais se identifica?

Pode interessar a você...
5 frases de Beethoven sobre a música e a vida
A mente é maravilhosa
Leia em A mente é maravilhosa
5 frases de Beethoven sobre a música e a vida

Embora conheçamos muitas das suas criações musicais, existem algumas frases de Beethoven que vale a pena conhecer e lembrar.