Por que não consigo me concentrar ao ler?

Por que não consigo me concentrar ao ler? O que está por trás dessas dificuldades quando se trata de concentração e como remediá-las? Nós te contamos!
Por que não consigo me concentrar ao ler?
Laura Ruiz Mitjana

Escrito e verificado por a psicóloga Laura Ruiz Mitjana.

Última atualização: 11 outubro, 2022

Você tenta entrar na leitura, mas tem dificuldade, se distrai facilmente, não retém a informação, perde o fio… Qual o motivo de tudo isso?

Falamos sobre as causas mais comuns desse fenômeno e também oferecemos algumas ideias para melhorar a atenção na leitura.

O que é concentração?

De acordo com Schmid e Peper (1991), a concentração “é uma habilidade aprendida, de reagir passivamente ou não se distrair com estímulos irrelevantes”. Supõe também a capacidade de estar plenamente no aqui e agora.

Precisamos nos concentrar para aprender, estudar, ler… e para fazer tantas atividades no nosso dia a dia. Embora, é claro, dependendo da atividade, a concentração necessária será maior ou menor.

Mulher tentando se acalmar
A falta de concentração ao ler pode ser devido à falta de hábito.

Por que não consigo me concentrar ao ler:

As dificuldades de concentração na leitura geralmente têm sua origem em uma das circunstâncias ou ações que descrevemos a seguir.

1. Falta de hábito

Se você não tem o hábito adquirido, é normal que tenha dificuldade de se concentrar na leitura. Lembre-se que a atenção sustentada (concentração) também é treinada; afinal, o cérebro é como um músculo, e diferentes habilidades cognitivas, como a concentração, estão “localizadas” dentro desse músculo.

Se as negligenciarmos, é normal que não estejam no nível que gostaríamos. Portanto, se você deseja melhorar sua concentração na leitura, leia! Experimente começar com curtos momentos do dia, com atividades que realmente sejam do seu interesse, para aumentar gradativamente o tempo de leitura.

“A concentração pode ser cultivada. Pode-se aprender a exercitar a força de vontade, disciplinar o corpo e treinar a mente.”

-Anil Ambani-

2. Numerosos distratores

Netflix, HBO, Prime… Com a quantidade de conteúdo audiovisual de qualidade que temos ao nosso alcance, é compreensível que tenhamos nos acostumado a recorrer ao seu consumo quando queremos fugir da realidade. Em vez disso, temos uma leitura muito mais negligenciada porque isso exige que sejamos ativos.

E isso está relacionado ao ponto anterior; se você quer treinar sua capacidade de atenção, coloque os meios para que a leitura se torne um hábito. Tente manter qualquer tela afastada quando pretende passar algum tempo lendo; lembre-se que no seu celular há um led de notificação que tem como objetivo capturar sua atenção, e assim que você desbloqueá-lo…

“Adquirir o hábito da leitura é construir um refúgio contra quase todas as misérias da vida.”

-Somerset Maugham-

3. Preocupações

Embora às vezes não percebamos, os pensamentos e preocupações do dia estão lá, em nossas mentes, prontos para se infiltrar assim que encontrarem uma brecha. Por isso, outra das causas que responderiam à pergunta “por que não me concentro na leitura” são essas preocupações extraordinariamente intrusivas.

A atenção é uma habilidade que requer foco; além disso, a leitura continuada exige uma decisão consciente com a qual assumimos a direção desse foco. Uma vez que começamos a ler, se o texto é interessante, esse controle relaxa porque é o próprio estímulo que é muito saliente para nossa atenção em relação a outras possibilidades do ambiente.

4. Falta de motivação

A falta de motivação também explica por que você tem tanta dificuldade em se concentrar ao ler. Talvez o livro que você está tentando ler (ou a revista, o texto, etc.) realmente não lhe interesse. É um livro obrigatório do ensino médio?

Ou algo que lhe “disseram” que você tem que ler? Porque nesse caso, é normal que você tenha problemas de concentração. Além disso, tudo o que vivemos “por obrigação” é mais difícil; é normal.

Mulher entediada com um livro na cabeça
Preocupações excessivas e falta de motivação são outros motivos pelos quais a concentração na leitura não costuma aparecer.

5. Cansaço

O cansaço também interfere na concentração quando lemos; se estamos cansados, nossas faculdades mentais não estão em plena capacidade, e isso é normal. Por esse motivo, é importante estar bem descansado e com a bateria recarregada quando lemos (ou quando fazemos qualquer atividade que exija atenção sustentada).

6. Idade, estresse e emoções intensas

É uma realidade; à medida que envelhecemos, nossas habilidades cognitivas, como a capacidade de se concentrar durante a leitura, diminuem.

Isso é confirmado por um estudo (2018) da University of Southern California, publicado na Nature Human Behaviour, que sugere que com a idade nos distraímos mais facilmente, principalmente em situações estressantes ou com emoções intensas envolvidas.

Envelhecimento, estresse e emoções intensas dificultam a concentração.

E também, segundo os autores do estudo, essa perda de concentração tem sua explicação em uma região muito pequena do cérebro, chamada lócus cerúleo.

7. Sofrer algum transtorno

“Nenhuma das coisas acima acontece comigo”, você pensa, mas então, “por que não me concentro ao ler?” Há outra explicação para isso: um possível distúrbio. E é que distúrbios como depressão, ansiedade ou TDAH (transtorno de déficit de atenção) interferem muito na capacidade de concentração. De que forma?

7. 1. Depressão

No caso da depressão, essa falta de concentração é um dos sintomas da chamada pseudodemência depressiva (insuficiência cognitiva associada à depressão, que pode ser confundida com demência).

Segundo Cózar et al., em artigo de 2011, a pseudodemência depressiva ” geralmente se apresenta com uma percepção subjetiva de perda significativa de memória e falhas cognitivas que não necessariamente correspondem aos resultados da avaliação cognitiva, podendo demonstrar a presença de falhas apenas leves ou moderadas.” Assim, um dos sintomas da pseudodemência depressiva é a dificuldade de atenção.

7. 2. Ansiedade

Quando sofremos de ansiedade, também é muito difícil manter o foco de atenção. Inúmeros estudos, como o de Benedito e colaboradores (1992), relacionam a ansiedade à falta de concentração.

7. 3. TDAH

Por fim, entre os sintomas centrais do TDAH, conforme consta no DSM-5 entre seus critérios diagnósticos, também estão as dificuldades em direcionar e manter a atenção de forma consciente.

Dicas para melhorar a concentração na leitura

Ao responder a pergunta “por que não consigo me concentrar ao ler”, também mencionamos algumas estratégias que podem nos ajudar a melhorar a concentração ao ler. Deixamos mais algumas dicas para que você também possa aproveitar um bom momento de leitura :

  • Reduza os estímulos de distração.
  • Antes de escolher assistir uma série, escolha um livro!
  • Selecione um ambiente adequado e tranquilo, onde você se sinta confortável.
  • Cuide da postura; você deve estar confortável.
  • Não se “force” (porque senão você vai odiar ler); procure alguns momentos do dia para ler e aumente progressivamente o tempo.
  • Seja encorajado pelo progresso feito.
  • Limite o tempo de concentração (lembre-se que nossa mente pode se concentrar, como regra geral, por até 45 minutos seguidos; depois você deve descansar).

Talvez a dica mais importante seja que você gaste um pouco de tempo escolhendo uma leitura que você acha que pode lhe interessar. Não se trata de sofrer, mas que você goste disso.

A estratégia mais típica, se for um livro, é que você leia o resumo; outra que costuma funcionar bem, e que é complementar à anterior, é que você leia os primeiros parágrafos: assim poderá decidir se gosta ou não do estilo do escritor.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • G. Cózar Santiago, P. Molero Santos, S. Yurrita Montesinos e I. Civeira Marín. (2011). Protocolo diagnóstico del paciente depresivo. Departamento de Psiquiatría. Clínica Universidad de Navarra. Pamplona. Navarra. España. Medicine, 10(84), 5707-85.
  • Lee, TH., Greening, S.G., Ueno, T. et al. (2018). Arousal increases neural gain via the locus coeruleus–noradrenaline system in younger adults but not in older adults. Nat Hum Behav, 2, 356–366. https://doi.org/10.1038/s41562-018-0344-1
  • Schmid, A; Peper, E. (1991). Técnicas para el entrenamiento de la concentración. En J.M. Williams: Psicología Aplicada al Deporte, Madrid: Biblioteca Nueva.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.