Por que nunca tenho tempo?

Todos nós já usamos expressões como "não tenho tempo", "se o dia tivesse mais horas" ou "um dia não é suficiente". Parece que o tempo que temos não é suficiente para fazer tudo o que queremos, mas por que isso acontece conosco?
Por que nunca tenho tempo?
José Padilla

Escrito e verificado por o psicólogo José Padilla.

Última atualização: 11 outubro, 2022

O dia acabou e você não fez nem metade do que tinha planejado fazer? Essa situação o frustra? Claro que sim! Principalmente, porque as horas, os dias e as semanas passam, e parece que tudo será sempre igual: o tempo nunca é suficiente.

Em geral, esse fenômeno é ocorre por causa de uma má organização. Você não aproveita cada minuto porque está constantemente distraído, gastando tempo em metas que não agregam valor a sua vida, sendo preguiçoso ou deixando tudo para a última hora (procrastinação). Sendo assim, é compreensível que você viva com a constante sensação de que nunca consegue fazer tudo.

Assim, hoje queremos aprofundar um pouco mais esse sentimento de falta de tempo.

1. Você não dorme bem

Você não tem tempo porque não dorme bem. O sono é necessário não apenas para o nosso funcionamento orgânico, mas também para o mental. A ausência de descanso de qualidade está associada à redução do bem-estar geral, desempenho e produtividade. Se seu desempenho cognitivo e produtividade diminuem, como você espera ter tempo para terminar tudo o que planejou?

Um estudo mostrou que pessoas que dormem em média de sete a oito horas apresentam melhor desempenho em tarefas cognitivas de raciocínio e resolução de problemas; enquanto isso, aqueles que dormem menos tendem a sofrer de problemas de raciocínio, resolução de problemas e habilidades de comunicação.

Mulher acordada na cama
Não dormir bem afeta o desempenho, a produtividade e o bem-estar em geral.

2. Você tem o hábito de trabalhar no modo multitarefa

Se você é uma pessoa multitarefa, é razoável que não tenha tempo, pois a multitarefa pode prejudicar sua produtividade, reduzindo a compreensão, a atenção e o desempenho geral. Uma pesquisa descobriu que a multitarefa afeta a velocidade e a precisão com que os estudantes de doutorado em farmácia identificam erros nas prescrições médicas.

Embora você sinta que trabalha mais rápido quando realiza várias tarefas, a verdade é que não é assim. De fato, você trabalha mais devagar e com menos eficiência ao realizar várias atividades ao mesmo tempo (Cherry, 2021).

Os seres humanos têm sérias dificuldades em executar várias tarefas, devido à forma como a atenção e o controle executivo funcionam. Na verdade, quando realizamos várias tarefas, o que estamos fazendo é alternar entre uma tarefa e outra.

3. Você é desorganizado e não administra seu tempo

A desordem diminui sua produtividade e suas chances de fazer tudo o que você planejou. No entanto, se você se mantiver organizado, seu desempenho e produtividade podem melhorar e você pode ter mais tempo para o que importa para você na vida. Dedique um pouco de tempo planejando suas tarefas e mantendo as coisas arrumadas.

Se você não administrar seu tempo, não poderá ter tempo. Um estudo descobriu que praticar estratégias de gestão de tempo também contribui para melhorar as habilidades de gerenciamento de tempo. Ou seja, quanto mais tempo você passar tentando administrar o seu dia, melhor você o fará.

Também descobriu que os comportamentos de gerenciamento do tempo estão positivamente relacionados ao controle do tempo percebido, satisfação no trabalho e saúde, e negativamente relacionados ao estresse. Assim, gerenciando você não só terá mais tempo, mas também menos estresse.

4. Você tem uma agenda, mas não presta atenção nela

Se você não rever seus horários e planos, pode acabar desperdiçando seu tempo e energia com coisas que não são mais úteis ou necessárias. Em última análise, isso vai deixar você com a percepção de “eu não tenho tempo!” Isso ocorre porque suas prioridades mudam com o tempo, mas você ainda está fazendo a mesma coisa e esperando resultados diferentes.

5. Você tem dificuldade em priorizar

Se você não tem tempo para nada, é muito provável que tenha um problema de priorização de atividades. Você não sabe classificar as tarefas por seu grau de importância ou dedicar o tempo que elas merecem.

Tente não começar algo sem primeiro se perguntar: “preciso fazer isso agora?” Se sua resposta for não, então não faça isso. Faça primeiro o mais importante e prioritário para o momento. Em seguida, faça as demais coisas. Priorizar garante que você use o tempo com eficiência.

6. Você procura agradar os outros

Se você nunca tem tempo para o que é importante, talvez seja porque você preenche sua agenda com atividades ou tarefas que atendem às necessidades de outras pessoas e não às suas.

Às vezes, você gostaria de ficar em casa no sofá lendo aquele romance que comprou ou assistir aquele filme que lhe foi recomendado, mas não pode porque não tem tempo, porque tem mais mil compromissos a cumprir e tarefas atrasadas para fazer por ter investido tempo em agradar os outros.

7. Você não sabe dizer “não”

Não sabe dizer não a um projeto, a um compromisso ou a um pedido de alguém. Essa falta de assertividade acaba tirando o tempo que você pode ter para outras coisas importantes que você quer fazer. Encontrar tempo para si mesmo deve ser sua principal prioridade. Priorize você e seu bem-estar acima dos outros.

Amigos conversando na rua
Não saber dizer não implica tirar o próprio tempo.

8. Você tem medo de estar consigo

Ao preencher sua agenda de trabalho e ocupar todo o seu tempo e espaço mental fazendo coisas, você não tem chance de pensar em sua existência. Assim, o “não tenho tempo” serve como mecanismo para não se ver sozinho consigo mesmo, com suas sombras e com aquelas perguntas e angústias existenciais que o atormentam quando você faz uma pausa.

Sua falta de tempo o ajuda a se livrar daquelas perguntas incômodas: “é esta a vida que você quer levar?” O burburinho das atividades permite evitar essa pergunta. No entanto, um dia você terá que ficar cara a cara consigo mesmo.

“Algum dia, em qualquer parte, em qualquer lugar, inevitavelmente, você se encontrará, e isso, só isso, pode ser a mais feliz ou a mais amarga de suas horas.”

-Pablo Neruda-

Da próxima vez que você perceber ou pensar que nunca terá tempo para fazer tudo o que planejou, lembre-se de que o tempo, como dimensão física, não é algo que você possa controlar. Concentre-se, então, no que você pode fazer, em como gerenciar seus horários e atividades, pensamentos e crenças para se tornar mais produtivo no seu dia a dia.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.