Qual é o seu temperamento? Descubra de acordo com o classificador de temperamento Keirsey

O classificador de temperamento de Keirsey é usado principalmente no campo da psicologia ocupacional. Permite identificar os traços e habilidades gerais de uma pessoa, associados às atividades que podem ser realizadas em um trabalho. Neste artigo contaremos mais detalhes!
Qual é o seu temperamento? Descubra de acordo com o classificador de temperamento Keirsey

Última atualização: 25 junho, 2022

O classificador de temperamento Keirsey é uma ferramenta projetada por David Keirsey, um famoso psicólogo americano. É um questionário que visa estabelecer os traços básicos do temperamento, que estão relacionados aos papéis práticos diários. Hoje falaremos de uma ferramenta amplamente utilizada pelos departamentos de recursos humanos.

Este instrumento inclui itens associados à medição de temperamento , inteligência e preferências. O classificador de temperamento de Keirsey é baseado em um modelo desenvolvido por Ernst Kretschmer, no qual existem quatro tipos de temperamento e as chamadas oito funções de Myers-Briggs.

Embora essas sejam as principais bases do classificador de temperamento Keirsey, na realidade ele também é sensível a outras influências clássicas, como Platão, Alfred Adler e até Carl Jung. O resultado é uma ferramenta muito interessante.

Se você não quer o que eu quero, por favor, tente não me dizer que minha preferência está errada. Ou se minhas crenças forem diferentes das suas, pelo menos pare antes de decidir corrigi-las. Ou se minha emoção parece menos ou mais intensa que a sua, dadas as mesmas circunstâncias, tente não me pedir para sentir o que não sinto. Ou se eu agir, ou deixar de agir, na forma de seu projeto para ação, por favor, deixe-me ser eu, pelo menos por enquanto, não lhe peço que me entenda. Isso só virá quando você estiver disposto a parar de tentar me fazer uma cópia de você.”

-David Keirsey-

O classificador de temperamento Keirsey

O Classificador de temperamento Keirsey é um questionário de 70 perguntas. Cada uma delas tem duas opções de resposta e, em linhas gerais, medem as preferências de uma pessoa.

Embora essa ferramenta incorpore aspectos relacionados à inteligência, ela não se destina a medi-la. Ao preencher o questionário, a pessoa obtém informações sobre seus padrões gerais de comportamento. Da mesma forma, permite identificar dados relevantes sobre os pontos fortes da personalidade.

Este classificador tem sido utilizado, em particular, em processos de seleção de pessoal. Desempenhou um papel importante na formação do quadro de funcionários de grandes instituições ou empresas, como o governo dos Estados Unidos, o Bank of America ou a Coca-Cola.

Garota falando sobre suas deficiências em uma entrevista de emprego

Os 4 grandes tipos de temperamentos

No classificador de temperamento de Keirsey, assume-se que existem quatro tipos principais de temperamento. Essas categorias correspondem à classificação desenvolvida por Platão e Hipócrates nos tempos antigos. Keirsey atualizou e deu nuances. Daí vem seu modelo, que inclui os seguintes temperamentos.

1. Artesãos

Eles são práticos e concretos, e são conhecidos por sua capacidade de resolver problemas. Eles são muito bons em elaborar táticas e bastante habilidosos com o uso de máquinas e ferramentas. Eles fazem as coisas com grande detalhe e gostam de causar impacto. Podem ser de dois tipos:

  • Artesãos diretivos ou operadores. Sua maior habilidade é ativar pessoas ou processos.
  • Artesãos informativos ou animadores. Sua maior habilidade é encontrar soluções imediatas ou, em outras palavras, improvisar.

2. Guardiões

A segunda categoria contemplada no classificador de temperamento de Keirsey é a dos guardiões. São pessoas responsáveis e comprometidas com o dever. Eles se destacam em todas as atividades relacionadas à logística, pois são concretos e cooperativos. Existem dois modos:

  • Guardiões diretivos ou administradores. Sua maior capacidade é ordenar e equilibrar, ou seja, regular situações e processos.
  • Guardiões informativos ou conservadores. Sua maior força é apoiar os outros na realização de objetivos práticos.

3. Idealistas

Os idealistas são caracterizados por se concentrarem em encontrar sua identidade e no crescimento e desenvolvimento de sua personalidade. Atribuem grande importância ao simbolismo e destacam-se pela diplomacia e pela capacidade de inspirar os outros. Os dois tipos são os seguintes:

  • Idealistas diretivos ou mentores. Eles são muito hábeis em dirigir os outros e levá-los a desenvolver suas habilidades. Eles também são bons em desenvolver processos.
  • Idealistas informativos ou defensores. Eles são particularmente hábeis em mediar, seja em negociações ou em conflitos.

4. Racional

Segundo o classificador de temperamento Keirsey, pessoas racionais gostam de excelência e sua maior força está em suas habilidades organizacionais. Elas são muito boas em planejar, pesquisar, conceituar, teorizar e coordenar. Existem dois modos:

  • Racionais diretivos ou coordenadores. Sua maior habilidade é organizar, sejam conceitos, informações, processos ou grupos de pessoas.
  • Racionais informativos ou engenheiros. Sua principal força é planejar e construir.
homem pensando

Uma ferramenta interessante

Os quatro temperamentos e suas modalidades no Classificador de temperamento Keirsey são subdivididos nos tipos propostos no Indicador Myers-Briggs. São eles: extroversão, intuição, pensamento, qualificação, sensação, emoção e percepção. Esses subtipos são combinados de diferentes maneiras.

O Classificador de temperamento Keirsey é, sem dúvida, uma ferramenta interessante. Embora não seja um instrumento que nos permita ir mais fundo em larga escala, ajuda a estabelecer alguns padrões básicos do temperamento de uma pessoa.

Pode interessar a você...
As 8 habilidades psicológicas mais valorizadas pelas empresas
A mente é maravilhosa
Leia em A mente é maravilhosa
As 8 habilidades psicológicas mais valorizadas pelas empresas

As habilidades psicológicas mais valorizadas pelas empresas são fundamentais para um futuro dominado pela Inteligência Artificial.



  • Kelly, K. R., & Jugovic, H. (2001). Concurrent validity of the online version of the Keirsey Temperament Sorter II. Journal of Career Assessment, 9(1), 49-59.