Logo image

Como estudar sem motivação: truques e estratégias para manter o foco

13 minutos
Se estudar parece chato ou cansativo, experimente métodos como o método Pomodoro ou recompense-se por concluir uma tarefa. Nesta leitura, você encontrará mais técnicas para ajudar você a manter o foco e recuperar seu entusiasmo.
Como estudar sem motivação: truques e estratégias para manter o foco
Última atualização: 01 maio, 2025

Estudar sem motivação é um desafio comum, mas pode ser superado com as estratégias certas. Às vezes, a falta de interesse pelo assunto, a sensação de não obter resultados visíveis, o cansaço, a pressão das provas, o medo de não conseguir obter sucesso ou a falta de tempo dificultam o aprendizado.

Seja qual for o motivo, ter bons hábitos de estudo ajudará você a tirar notas melhores e melhorar sua inteligência e memória. O melhor de tudo é que, ao aplicar estratégias como elaborar um plano com metas, estudar com amigos ou usar cartazes com frases positivas, a preparação pode ser mais prazerosa e divertida. Nós ensinamos você a usar esses métodos para encontrar encorajamento quando estiver se sentindo desanimado.

1. Organize seu ambiente

Embora possa parecer uma questão menor, o ambiente em que você estuda influencia sua motivação. Se o seu espaço estiver uma bagunça, é provável que você procrastine, se sinta estressado e tenha muito mais dificuldade de concentração.

De acordo com o Instituto de Neurociência da Universidade de Princeton, o cérebro gosta de ordem. Quando há muita desorganização, os recursos cognitivos são esgotados e a capacidade de concentração é reduzida. Por outro lado, com um espaço organizado, a produtividade aumenta. Como conseguimos isso?

  • Mantenha os itens que você precisa regularmente por perto.
  • Torne esta área convidativa e confortável para que você queira passar um tempo lá.
  • Evite que as coisas se acumulem e piorem tanto a situação que você acabe limpando como uma forma de procrastinação.
  • Limpe essa área de tudo o que for desnecessário (como papéis que você não usa com frequência), tire o pó e livre-se do lixo.

2. Lembre-se do porquê você estuda

Muitas vezes, não importa quantas distrações você elimine, você encontrará uma maneira de adiar os estudos. Como aponta Fuschia Sirois, da Bishop’s University, no Canadá: “Você precisa cavar um pouco mais fundo e encontrar um significado pessoal na tarefa”. Ou seja, uma maneira de manter o foco é encontrar algo valioso ou positivo em seus estudos.

Quando você estiver entediado ou sem vontade de estudar, pergunte a si mesmo o que o faz continuar. Por exemplo: “Por que me interessei por esse estudo em primeiro lugar?” “O que eu mais gosto nele?” “O que espero realizar quando terminar?” Responder a essas perguntas pode lhe dar o empurrão necessário para continuar.

3. Tenha um plano específico e visualize metas

Ter um plano pode mobilizá-lo para que suas ações e pensamentos sejam orientados para realizá-lo. Para isso, você deve levar em consideração alguns aspectos:

  • Tempo: isso inclui a organização dos seus estudos, ou seja, quais dias, em quais horários e por quanto tempo. Por exemplo, você decide que vai estudar de segunda a sexta, das 17h às 19h.
  • A maneira de planejar: para atividades complexas, é mais motivador fazer uma lista de tarefas. Por exemplo, planeje revisar tudo e faça um simulado no dia anterior, revise suas dúvidas dois dias antes ou faça uma revisão intensiva uma semana antes, etc.
  • Objetivos: tenha em mente os resultados que você espera para saber para onde está indo. Alguns especialistas acham útil dividir grandes objetivos em mini-objetivos, para que sejam mais fáceis de alcançar. Por exemplo, seu objetivo principal pode ser tirar uma boa nota, e seus objetivos menores podem ser estudar álgebra na primeira semana, geometria na segunda e revisar tudo na terceira.

4. Comece com tarefas fáceis

Depois de decidir seus objetivos e seu plano geral, você provavelmente se sentirá mais motivado para estudar. Mas em outros casos, pode ser difícil começar. De acordo com Kearns e Gardiner: “Algumas pesquisas psicológicas mostram que a ação gera motivação, que por sua vez gera mais ação.” Então, o importante é começar a agir.

Uma maneira de começar é assumir tarefas pequenas e fáceis que tomem menos do seu tempo. Depois de concluí-las, você se sentirá mais entusiasmado para encarar projetos mais difíceis ou mais longos. A sensação de realização ao concluir tarefas simples fará com que você continue.

5. Experimente técnicas de estudo para ganhar motivação

Se estudar é muito chato e você perdeu a motivação, vale a pena incorporar algumas técnicas de estudo. Existem muitos métodos, então você pode experimentá-los até encontrar aquele que funciona melhor para você. Aqui estão alguns:

Técnica Pomodoro

A Técnica Pomodoro envolve estudar em blocos de 25 minutos (chamados de sessões Pomodoro) e depois fazer uma pequena pausa para usar as redes sociais ou sair de casa. Descansar ajuda a adiar distrações e promove a concentração e a motivação para voltar a estudar. A maneira de implementá-lo é a seguinte:

  • Escolha um tópico de estudo e defina um cronômetro para 25 minutos.
  • Estude até tocar.
  • Quando tocar, faça uma pausa de 5 minutos para fazer o que quiser.
  • Repita o processo quatro vezes.
  • Depois desses quatro Pomodoros, faça uma pausa mais longa de 20 minutos.

Método SQ3R

Esta estratégia foi criada para compreender textos na primeira vez que são lidos. Esta é a divisão das etapas:

  • Pesquisar (survey): Antes de iniciar a leitura, revise o título, a introdução, os objetivos e os elementos encontrados no início e no final da leitura para ter uma ideia geral do texto.
  • Perguntar (question): no final da pré-visualização, devem ser elaboradas perguntas para tentar prever o conteúdo.
  • Ler (read): ao ler, tente responder às perguntas feitas na etapa anterior.
  • Recitar (recite): você tenta responder às perguntas com suas próprias palavras e com a recitação. Você também pode tomar nota dessas respostas para estudar mais tarde.
  • Revisar (review): depois de ler, você tenta relembrar informações anteriores.

Método SOAR

O objetivo desta técnica é melhorar a aprendizagem sem causar desinteresse ou tédio durante a leitura. Neste caso, ele se baseia em quatro etapas:

  • Selecionar: todas as informações possíveis são coletadas por meio de notas.
  • Organizar: o conteúdo é classificado, sendo dividido por categorias em tabelas gráficas ou mapas conceituais.
  • Associar: buscam-se associações externas, relacionando o que foi lido com o conhecimento prévio, e associações internas, relacionando as categorias classificadas na etapa anterior por meio de seus fatores comuns.
  • Regular: o que foi aprendido é avaliado por meio de autoavaliação ou perguntas.

6. Dê a si mesmo recompensas

Recompensas são uma das estratégias mais comumente usadas para estudar quando você está desmotivado, porque você não precisa esperar até atingir uma meta muito importante ou grande para se recompensar. Na verdade, comemorar pequenas metas pode ativar o sistema de recompensa do seu cérebro e mantê-lo motivado. Alguns exemplos são:

  • Saboreie seu lanche favorito depois de estudar um tópico.
  • Faça uma pausa para caminhar ou sair depois de terminar uma sessão de estudos.
  • Reserve uma tarde ou um dia de folga para descansar se você tiver atingido sua meta mensal.
  • Assista a um filme ou série no fim de semana, se você conseguiu cumprir suas metas semanais.

7. Fale consigo mesmo

Ter um diálogo interno sobre o processo de estudo e seus resultados é muito benéfico. É uma habilidade que ajuda a regular as emoções, melhorar a produtividade e lidar com as exigências dos exames. De acordo com uma pesquisa da Frontiers in Psychology, o diálogo interno está associado à melhoria do desempenho, da ativação e do esforço.

Em vez de se concentrar em pensamentos negativos como “Nunca vou conseguir”, tente afirmações mais produtivas. Por exemplo: “Se eu começar a duvidar de mim mesmo, lembrarei que tenho as habilidades necessárias.” Outros exemplos são os seguintes:

  • Quando você se sente cansado: “Mesmo cansado, cada sessão de estudo me aproxima do meu objetivo.”
  • Se a procrastinação está te segurando: “Sei que esse primeiro passo é o mais difícil, mas quando eu começar, vou me sentir muito melhor.”
  • Quando você se sentir sobrecarregado pela quantidade de conteúdo: “Eu consigo lidar com isso, um passo de cada vez. Se eu ficar exausto, farei uma pequena pausa e continuarei.”
  • Quando você se depara com um tópico que não entende: “Não entender tudo de imediato faz parte do processo. Posso procurar exemplos ou pedir ajuda, se necessário.”
  • Se você está se sentindo frustrado por não estar progredindo como gostaria: “Não é fácil, mas todo esforço está me levando na direção certa. É normal encontrar obstáculos ao longo do caminho.”

8. Ouça música

Para muitas pessoas, ouvir música ajuda como estratégia de estudo quando se sentem desmotivadas, já que o som de suas músicas ou bandas favoritas abafa as distrações. Além disso, a música tem um impacto positivo no humor e na excitação, o que facilita o desempenho.

Embora não haja evidências conclusivas de sua influência, estudos como o publicado pela Music & Science sugerem que ela pode aumentar a motivação e melhorar a concentração no ambiente escolar.

Crie uma playlist de músicas que motivem você e sejam positivas, mas que ajudem você a estudar em vez de entretê-lo.

9. Elimine distrações

Certamente, se você ficar com o celular sobre a mesa, será muito mais difícil se concentrar do que se ele não estivesse por perto. E esta é uma das principais razões pelas quais você não tem vontade de estudar. Acontece que, quando surgem oportunidades mais agradáveis ao seu redor, o interesse pelos estudos diminui. Então, propomos algumas resoluções:

  • Silencie ruídos de fundo irritantes, como TV ou rádio.
  • Esconda seu telefone ou deixe-o em outro cômodo para reduzir seu tempo nas redes sociais.
  • Instale um bloqueador de aplicativos para que você não consiga acessar redes sociais ou jogar.

10. Estude com amigos ou um tutor

Ter um parceiro ou grupo de estudo ajuda a manter o entusiasmo porque você compartilha suas conquistas e preocupações com os outros. Assim, há quem ache mais estimulante e divertido.

Além disso, ao estudar em grupo, você sabe que terá apoio quando tiver dúvidas e consegue se concentrar melhor do que se estivesse estudando sozinho. Deve ser um grupo pequeno, com colegas comprometidos que possam participar de reuniões regulares em um horário conveniente para todos.

Embora o estudo em grupo possa ter seus benefícios, ele não é um substituto completo para o estudo independente.

11. Tenha uma boa noite de sono

É amplamente sabido que dormir pouco ou ir para a cama muito tarde tem consequências na vida diária. No caso do estudo, parece haver uma forte correlação entre notas e horas de descanso. Ter uma boa noite de sono não só fortalece sua memória, mas também reduz a fadiga e a sonolência causadas pelo cansaço durante os estudos. Pesquisadores sugerem que o desempenho diminui com a má qualidade do sono e com ir para a cama depois das 2h, mesmo que você durma 7 horas.

Todos nós já ouvimos a frase: “Durma bem e amanhã será um ótimo dia”. Acontece que isso não tem nenhuma correlação com o desempenho em provas. Na verdade, o que mais importa é o sono que você tem durante seus dias de aprendizado.

Jeffrey C. Grossman

Por isso, é muito importante manter uma higiene do sono adequada durante os dias de estudo, dormindo cedo, em um ambiente calmo, evitando alimentos estimulantes nas horas que antecedem o sono e dormindo entre 7 e 9 horas por dia.

12. Tenha lanches e água à mão

Para evitar a preguiça ou a distração por fome ou sede, outra estratégia simples para estudar sem motivação é ter sempre à disposição uma garrafa de água e alguns lanchinhos saudáveis. Podem ser nozes, granola ou uma fruta. Elas fazem com que você se sinta satisfeito e com energia para estudar.

Evite alimentos muito açucarados, pois eles fornecem energia rápida, mas também podem causar sonolência.

13. Pesquise vídeos ou podcasts

Alguns alunos preferem usar essas ferramentas porque sentem que vídeos ou áudios ajudam a complementar seus estudos e os acham mais divertidos. Você pode tentar procurar vídeos no YouTube que expliquem, de forma simples, o tópico que você precisa estudar. Há também a opção de ouvir podcasts que abordam o assunto de uma maneira diferente e ajudam você a vê-lo de uma perspectiva diferente.

14. Estude na hora certa

Cada pessoa é mais produtiva em determinados momentos. Alguns podem se sentir mais confortáveis acordando cedo e estudando durante esse horário, enquanto outros podem precisar dormir até mais tarde e começar a lição de casa mais tarde.

Para recuperar a motivação, o mais importante é escolher um horário que você se sinta confortável e que seja mais adequado para você. Escolha um momento em que você não esteja cansado e não haja muitas distrações.

15. Mantenha uma rotina

Definir um cronograma pode ajudar na motivação. Então você segue uma rotina. Com uma rotina definida, você começará a associar esse horário do dia aos estudos, e será mais fácil manter o foco, mesmo quando não estiver se sentindo inspirado.

“Use um calendário digital ou impresso e estabeleça blocos de tempo de estudo em seus dias. Isso cria um hábito, permite consistência e cria uma associação entre determinados momentos do dia e os estudos.”

Gladys Mae

16. Use cartazes motivacionais

Palavras positivas e encorajadoras podem confortá-lo e dar-lhe a energia necessária para continuar. Anote-as ou imprima-as em um papel e coloque-as onde você possa vê-las enquanto estuda, para que você possa se lembrar delas com frequência. Algumas frases motivacionais para estudantes são as seguintes:

  • “Você consegue fazer isso.”
  • “Estudar hoje é investir no amanhã.”
  • “A perseverança é o caminho que leva ao sucesso.”
  • “Cada minuto de estudo é um progresso em direção ao seu objetivo.”

17. Não se culpe por procrastinar

Punir-se por procrastinar só tornará mais difícil se concentrar. Em vez de se culpar, tente se conscientizar e desenvolver o hábito de voltar a estudar o mais rápido possível. Concentre-se em reforços positivos, como mensagens de incentivo e recompensas sempre que concluir uma tarefa. Considere o seguinte:

  • Não se compare com seus colegas.
  • Aceite que todos procrastinam em algum momento.
  • Reconheça não apenas seus fracassos, mas também suas conquistas.
  • Use um diálogo interno positivo para reforçar que você consegue.
  • Use o método Pomodoro ou aplicativos para parar de procrastinar, como Focus To-Do e Forest.

18. Faça pausas

Pausas são necessárias para melhorar a motivação e evitar distrações recorrentes. Pequenas pausas, de menos de 10 minutos, podem beneficiar seu desempenho e reduzir a fadiga. Dê uma caminhada, tome um pouco de ar fresco ou ouça uma música que você gosta. Agora, quando se trata de tarefas muito cansativas, você pode precisar de uma pausa de mais de 10 minutos.

Quando você sentir que precisa de uma pausa, tente fazê-la em um momento em que faça sentido parar. Isso tornará mais fácil retornar aos estudos.

19. Desenvolver interesse pelo assunto

Comece a estudar pelas partes que você acha mais interessantes ou fáceis de entender. Se você não se sente atraído por um tópico específico, tente encontrar uma conexão com algo que lhe interesse, como seus hobbies ou objetivos futuros.

Por exemplo, se você estuda matemática e gosta de videogames, pesquise como a matemática é usada na programação de jogos. Ao encontrar conexões entre o conteúdo e seus hobbies, estudar se torna mais relevante e motivador.

20. Reduza seu estresse

A ansiedade e o estresse acumulados entre as provas podem afetar sua concentração e memória. Como resultado, isso impede que você estude e alcance seu potencial máximo. Para evitar isso, cuide da sua alimentação, descanse quando precisar, pratique exercícios e utilize técnicas de relaxamento e respiração. Se necessário, dependendo da situação, consulte um terapeuta, educador ou professor para obter ajuda.

“No meio da tempestade de provas, encontre conforto na sua respiração. Inspire coragem. “Exale a dúvida.”

Dra. Diana De Sousa

Escolha a sua estratégia ideal, aquela que mais te motiva a estudar

Existem inúmeras estratégias para estudar quando você está desmotivado, pois cada pessoa pode encontrar algo diferente que possa ser útil. O importante é descobrir a técnica que te motiva a continuar os estudos. Depois de encontrá-la, você perceberá que é muito mais fácil se concentrar sem ficar entediado facilmente.

Lembre-se de que não há métodos fixos ou maneiras “corretas” de conseguir isso. A parte mais difícil é sentar e começar a estudar. Mas quando você começa e alcança alguns dos seus objetivos, você se sente mais entusiasmado para continuar.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.