Experimentos

Ao longo da história da psicologia foram realizados diversos experimentos que marcaram esta ciência para sempre. Nesta seção você vai conhecer os mais famosos e aqueles que, ainda hoje, oferecem informações interessantes.

As mulheres difíceis são mais atraentes?

As mulheres difíceis recebem esse rótulo porque interpõem obstáculos durante a conquista amorosa. A tradição nos diz que essa atitude desperta o interesse masculino e que, pela mesma razão, não há nada mais ineficiente do que ser uma “mulher fácil”.…

O surpreendente experimento do parque dos ratos

O experimento do parque dos ratos é um dos mais sugestivos sobre a questão dos vícios. Os ratos são animais amplamente utilizados ​​para realizar “experimentos psicológicos”. Isso ocorre devido à sua enorme semelhança genética com os seres humanos: 95% do…

3 estudos sobre o poder do sorriso

Sorrir é uma capacidade exclusivamente humana, embora algumas vezes insistamos em ver sorrisos nos gatos, cães ou elefantes. Além disso, é uma expressão que causa um grande impacto. A prova disso é que houve vários estudos sobre o poder do…

A privação sensorial e suas terríveis consequências

Os primeiros estudos sobre a privação sensorial datam da década de 1950, embora investigações secretas pudessem existir antes dessa data. Os primeiros experimentos com voluntários foram realizados na McGill University, em Montreal, Canadá. Em seu conceito mais básico, a privação…

Projeto MK Ultra: um programa de controle mental

Ainda hoje, os experimentos que os nazistas realizaram com seres humanos nos fazem ficar “de cabelo em pé”. Vários deles tinham como objetivo encontrar mecanismos para controlar a mente das pessoas. O que nem todo mundo sabe é que experiências…

O fascinante experimento do stimoceiver

O stimoceiver foi um dos experimentos neurocientíficos mais controversos da história, mas também um dos mais fascinantes. Trata-se de implantar um dispositivo no cérebro para controlar o comportamento. Foi inventado pelo cientista espanhol José Manuel Rodríguez Delgado. Dito de uma…

A gratificação postergada

Em 1960, o psicólogo Walter Mischel, da Universidade de Stanford, conduziu um experimento simples. Nele, ele testou a capacidade de autocontrole das crianças, concentrando-se na gratificação postergada e no controle dos impulsos. O teste apresentado era simples. Ele reuniu um…