Energia feminina e masculina: o que são e como equilibrá-las

A criatividade, o emblema feminino da energia, e o poder, o emblema masculino, são qualidades do ser humano que podem ser equilibradas. Nós mostramos como fazer isso.
Energia feminina e masculina: o que são e como equilibrá-las
José Padilla

Escrito e verificado por o psicólogo José Padilla.

Última atualização: 11 julho, 2024

Assim como o yin e o yang, a dualidade da energia feminina e masculina é uma parte importante da compreensão da natureza humana. Longe de se limitarem a uma identidade de gênero, essas forças abrangem qualidades que todas as pessoas possuem, independentemente do seu sexo.

O lado feminino está relacionado à abertura e ao sentimento, enquanto o lado masculino está associado ao fazer e à racionalidade. Convidamos você a conhecer quais são as características de ambos e como harmonizá-los quando se desequilibram.

O que é energia feminina?

É a capacidade de nutrir e criar através do amor. É a força que move a espiritualidade, a paixão, a criatividade e o amor próprio. Consiste em uma energia ligada à intuição, receptividade e colaboração.

Em algumas culturas e tradições orientais, é relacionada com a lua, a terra e a água, uma vez que esses elementos simbolizam fertilidade, crescimento e fluidez. Através da parte feminina, você pode aceitar a vulnerabilidade e ser compassivo consigo mesmo e com os outros. Suas principais características são as seguintes:

  • Empatia
  • Intuição
  • Nutrição
  • Flexibilidade
  • Criatividade
  • Cooperação
  • Conexão emocional

Essa energia também está relacionada aos sentimentos e ao ser. É delicada e leve e pode ser bloqueada pelo estresse e pela resistência. Estes são alguns sinais de desarmonia com ela:

  • Desconexão emocional.
  • Isolamento e falta de pertencimento.
  • Problemas para expressar a própria identidade.
  • Dificuldades em se conectar com outras pessoas.
  • Desvantagens de manter um equilíbrio entre o autocuidado e o cuidado dos outros.

Energia feminina clara e escura

Pessoas com um lado feminino claro tendem a ser doces, bem-intencionadas e empáticas. Estão intimamente ligadas à sua intuição, à energia divina e geral.

Por sua vez, a parte obscura está relacionada à paixão, criatividade e sensualidade. Ao ativá-lo, as pessoas têm mais força para se transformar e crescer. É crucial para enfrentar as adversidades.



O que é energia masculina?

O lado masculino do corpo é aquele que representa potência, força e intensidade. Através dela, uma pessoa pode lutar por seus ideais e ser corajosa. Da mesma forma, permite que você tome decisões e aja de acordo para atingir seus objetivos.

É sobre a energia da ação, do fazer e da lógica. Visa alcançar o sucesso, resolver situações difíceis e competir. Não está relacionada ao domínio ou ao controle, mas à força interior e ao impulso de autoatualização e realização. Suas principais características são as seguintes:

Mas quando a parte masculina não está harmoniosa, é possível que ocorram os sinais listados abaixo:

  • Insatisfação no trabalho
  • Problemas para tomar decisões
  • Apatia e desconexão com objetivos
  • Insegurança e necessidade de aprovação
  • Dificuldades de conexão com a lógica
  • Falta de direção ou propósito na vida

Energia masculina clara e escura

A clara é caracterizada por traços como lógica, assertividade e ação. É fundamental para fazer escolhas e enfrentar desafios. Por outro lado, a energia escura masculina está ligada à imponência, à competitividade e ao confronto.



[/atomic-read-too]

Como equilibrar a energia feminina e masculina

Os seguidores dessa concepção energética da vida humana afirmam que, para desfrutar de um maior bem-estar, é necessário que ambas as energias estejam em harmonia. Abaixo oferecemos algumas sugestões para conseguir isso.

1. Praticar mindfulness

Meditar, fazer yoga e participar em outros treinos onde a atenção plena é central pode promover o equilíbrio das duas energias. Isso é possível, pois o mindfulness conecta o corpo com a mente.

2. Fazer arte e esporte

A arte estimula a criatividade, a intuição e a flexibilidade (energia feminina). Enquanto o esporte promove competitividade, força e orientação para objetivos (energia masculina). Tais atividades são cruciais para equilibrá-las.

3. Conectar emoções e pensamentos

Ao fazer essa conexão, o par de energias se integra, pois suas qualidades são trabalhadas: o conhecimento emocional é fortalecido (energia feminina) e a racionalidade é estimulada (energia masculina). Para integrar as emoções aos pensamentos, é necessário identificá-las e depois refletir sobre elas.

4. Desenvolver um hobby diário

Os hobbies permitem uma ligação maior com o lado emocional e intuitivo do ser humano. Quando a pessoa se compromete a fazê-los diariamente, isso estimula sua energia masculina direcionando sua ação para esse objetivo.

5. Encontrar um equilíbrio nos relacionamentos

É preciso se esforçar para ter bons relacionamentos a fim de equilibrar as energias. Para tanto, é necessário ser empático e compassivo (lado feminino), mas também é fundamental estabelecer limites e ter uma direção clara (lado masculino).

6. Praticar a gratidão

Ser grato promove o fluxo da energia feminina estimulando a empatia, a receptividade e a conexão. Da mesma forma, aumenta a energia masculina, incentivando a clareza, o foco e a ação.

Ritual diário para equilibrar a energia feminina e masculina

Tendo em conta vários dos pontos anteriores e as propostas de alguns seguidores dessas noções energéticas, oferecemos um ritual diário que você poderá utilizar para harmonizar as energias. Tente fazer isso sempre no mesmo horário.

1. Prepare o local

  • Escolha um espaço da sua casa que seja tranquilo e onde você não possa ser interrompido por outras pessoas ou estímulos ambientais.
  • Acenda uma vela perfumada para simbolizar luz e tranquilidade.
  • Se quiser, decore o local com elementos que representem o masculino ou o feminino, mas sem saturar o ambiente.

2. Conecte-se com o seu interior

  • Sente-se em uma almofada ou cadeira de meditação e feche os olhos.
  • Respire várias vezes profundamente e com o diafragma.
  • Visualize uma luz se expandindo, como uma onda, do centro do peito para diferentes partes do corpo.

3. Repita um mantra

  • Você pode dizer “Eu sou um ser completo e equilibrado”.
  • Repita o mantra lentamente e no ritmo da sua respiração.

4. Exercício artístico e físico

  • Durante alguns minutos desenhe, escreva ou faça qualquer outra atividade artística de sua preferência.
  • Depois, faça algum exercício físico, como alongamento, ioga, etc.

5. Seja grato

  • Pense na experiência que você teve e seja grato.
  • Apague a vela e recolha os itens que usou.

Energias necessárias para o desenvolvimento pessoal

Durante a leitura, aprendemos que harmonizar os dois lados é necessário para o crescimento individual. Para além dos papéis de gênero, essas energias são aspectos gerais e universais do ser humano que nada têm a ver com a identidade sexual.

Ao promover o conhecimento dessas forças e incentivar o seu equilíbrio através do mindfulness, da arte e do esporte, as pessoas abrem novos caminhos para se conhecerem e se conectarem com o mundo e com os outros para que a energia feminina e masculina não tenha apenas um impacto individual, mas também coletivo.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.