Logo image

As dinâmicas de grupo mais divertidas para quebrar o gelo

6 minutos
Chamar a si mesmo de fruta, dançar em volta de uma cadeira ou fazer mímica são algumas atividades em grupo para se conhecerem e se divertirem. Estamos compartilhando mais dessas atividades com vocês.
As dinâmicas de grupo mais divertidas para quebrar o gelo
Última atualização: 28 julho, 2025

Quer reunir os amigos, mas tem medo de que nem todos se conheçam? Tem medo de que, no seu primeiro dia como professor, os alunos possam hesitar em participar? Está preparando uma oficina para a sua equipe e precisa de uma atividade envolvente? Em casos como esses, as dinâmicas de grupo divertidas ajudam a relaxar o ambiente.

Essas interações são ideais para incentivar a participação, independentemente de as pessoas se conhecerem ou não. E a melhor parte é que você encontrará atividades de formação de equipe, como estourar balões, ou atividades de construção de confiança, como o trem da confiança. Revelamos o melhor delas para tornar suas sessões em grupo um sucesso.

1. Estoure o balão

Divida o grupo em duas equipes, cada uma com uma cor diferente. Dê a cada participante dois balões e um barbante para amarrar na cintura. Defina um limite de tempo de 3 minutos e, durante esse tempo, as equipes devem estourar os balões umas das outras com as mãos, apoiando-se mutuamente para evitar que os adversários estourem os seus. A equipe que salvar mais balões vence. Este jogo incentiva a competição saudável, motiva a colaboração e une pessoas desconhecidas para trabalhar em prol de um objetivo comum.

2. Quem é?

Como anfitrião, você está no comando desde o início. Você deve conhecer todos, então revele informações relevantes sobre os participantes; aqui estão alguns exemplos: “Ele é torcedor do Real Madrid”, “Quando criança, ele foi mordido por um cachorro”, “Ele não gosta de chocolate”. Enquanto você dá pistas, os outros tentam adivinhar quem é. Essa é uma maneira de contar um pouco sobre quem está presente.

3. Tecer a aranha

É perfeito para conhecer alguém. Pegue um novelo de lã e apresente-se, descrevendo seus gostos e personalidade. Quando alguém compartilha uma característica, levanta a mão. Você fica com uma ponta do novelo e joga o novelo para que a pessoa também possa se descrever. Isso continua até que se forme uma teia entre todos os presentes.

4. A dança das cadeiras

Pode parecer brincadeira de criança, mas nenhum adulto resiste a participar da dança das cadeiras. É muito simples. Conte quantas pessoas estarão jogando e forme um círculo com uma cadeira a menos que esse número; por exemplo, se houver dez participantes, mova nove cadeiras juntas. Alguém deve aumentar o volume da música enquanto os outros dançam ao redor da cadeira.

Sem olhar para os outros jogadores, a pessoa que segura o controle de música abaixa o volume, e quem não conseguir se sentar é eliminado. A rodada se repete, variando as músicas e removendo uma cadeira, até que haja um vencedor. Observação: todos devem dançar ao redor do assento e não tocá-lo até a hora de se sentar. Encontre uma playlist com músicas da moda ou excêntricas.

5. Qual é a música?

Esta é uma das dinâmicas de grupo mais divertidas, mesmo em grupos pequenos, porque funciona como uma espécie de karaokê. O segredo é saber ouvir, pois os três primeiros segundos de uma música tocam, e quem adivinhar a música rapidamente (e cantar um pouco junto) ganha pontos. No final, quem tiver mais pontos vence.

6. Nem sim nem não

Faça uma lista de perguntas fechadas e constrangedoras e faça-as aos seus convidados, alunos ou ao grupo de trabalhadores com quem você está compartilhando o espaço. A única condição é que eles não possam responder “sim” ou “não”. Se responderem, perdem. Que tipo de perguntas? Por exemplo: “Você me acha feio?”, “Você escovou os dentes?”, “Você quer sair daqui?”, etc.

7. Desenhe nas costas

Forme duplas e, enquanto um desenha algo com o dedo nas costas do outro, o outro replica o desenho no papel simultaneamente. Os resultados costumam ser bem divertidos, pois a criatividade de ambos é evidente.

8. Imite o emoji

Essa dinâmica não termina até que todos participem. Um membro do grupo vai para a frente e imita as expressões faciais dos emojis usados no WhatsApp. Há uma variação em que a expressão facial não é imitada, mas sim a emoção associada ao emoji. Em ambos os casos, o grupo deve adivinhar o emoticon ou a emoção.

9. Siga a história

Coloque várias palavras em um chapéu ou sacola. Sentados em círculo, um dos participantes desenha uma palavra e começa uma história com ela. O participante ao lado desenha outra palavra e, a partir desta, continua a mesma história que o vizinho começou. Isso continua até que a história seja concluída com a contribuição do participante anterior.

10. Adivinhe a mentira

Para se conhecerem melhor, cada participante contará duas verdades e uma mentira sobre si mesmo. O grupo terá que adivinhar sobre o que essa pessoa está mentindo.

11. Eu sou a fruta

Tenha cartões e marcadores prontos para fazer crachás. Peça para cada pessoa desenhar sua fruta favorita e seu nome próprio nos cartões. A partir daí, vocês podem agrupar todas as peras, uvas, bananas, etc. E em vez de chamar uns aos outros pelo primeiro nome, chamem-se pelas frutas. Certifique-se de deixar os crachás em um local visível.

12. Cara séria

Para tornar a dinâmica de rostos sérios divertida, você precisa dividir o grupo em dois. A primeira opção é formar uma fila de frente para o outro e permanecer sério; a primeira pessoa a rir perde e é removida da fila.

A segunda opção é ficar cara a cara e fazer caretas até que alguém do grupo adversário perca a seriedade. Como no jogo anterior, a pessoa que ri sai da fila e abre caminho para a próxima pessoa.

13. Mímica

Quem nunca brincou de charadas? A maneira mais simples de explicar é a seguinte: enquanto alguém faz gestos para representar o que lê em uma carta, os demais precisam adivinhar o que significam. Este exercício estimula a comunicação não verbal, nos ajuda a entender a linguagem corporal e proporciona um momento divertido.

14. O trem da confiança

Uma das dinâmicas de construção de confiança mais utilizadas em grupos é o trem. Seu objetivo é fortalecer laços e promover a crença de que, em momentos difíceis, sempre há alguém para nos ajudar. Consiste em formar filas de quatro a cinco pessoas, uma atrás da outra. A primeira pessoa se deixa cair, confiando que a pessoa atrás dela a apoiará. Elas fazem isso até chegarem à última pessoa. Então, podem se virar e recomeçar, da última para a primeira.

Aproveite os benefícios dessas dinâmicas divertidas

Como você pode ver, há muitas atividades divertidas que você pode fazer em grupo para quebrar o gelo. Elas dissipam qualquer constrangimento que possa surgir no início de uma reunião; também reduzem a ansiedade e o nervosismo quando nos sentimos estranhos com pessoas que não conhecemos. Elas também incentivam a participação por meio de desafios e jogos que criam conexões imediatas.

Esses exercícios permitem que você descubra interesses em comum, se divirta, enfrente desafios com uma atitude positiva, ative sua imaginação e se comunique melhor, tudo em um ambiente amigável. Salve esta lista de opções; você certamente a encontrará novamente a qualquer momento.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.