22 possíveis sinais para saber se seu parceiro está te traindo
Em algum momento dos seus relacionamentos românticos ou conjugais, muitas mulheres e homens são alvos de infidelidade. Esse problema quebra o vínculo e a confiança, além de prejudicar o bem-estar da pessoa afetada: os sintomas depressivos aumentam e a autoestima diminui. Em muitos casos o que prevalece são as suspeitas, mas como descobrir se o seu parceiro está te traindo?
Essa pergunta é comum num mundo onde cada vez mais se conhecem situações de deslealdade no amor. Por isso, neste artigo apresentamos algumas dicas que ajudam a determinar se, porventura, o seu parceiro romântico incorre nesse tipo de traição. Anote!
Sinais de que seu parceiro está te traindo
É necessário esclarecer que não existe um conjunto de sinais inequívocos e infalíveis para saber se o seu parceiro é infiel. Cada relacionamento amoroso é diferente e o que em um pode ser sinal de infidelidade, em outro é um comportamento normal. Além disso, existem também vários tipos de infidelidade que, por sua vez, se manifestam de forma particular.
Em geral, os sinais de que você está sendo traído são muito ambíguos e podem ser interpretados de forma errada. Portanto, aconselhamos que você não tome esses sinais como provas irrefutáveis.
John Gottman, especialista na área de relacionamento, explica algo interessante em seu livro A ciência dos casais e da terapia familiar (2018). Antes de ficar obcecado com uma possível traição, você deve se concentrar em como está o relacionamento. Esse é um indicador que vale a pena considerar. Agora, vamos ver quais são os possíveis sinais de engano.
1. Usar o celular de forma suspeita
A infidelidade é provável se a outra pessoa se tornar muito reservada com o telefone celular, alterar frequentemente as senhas e impedir que você veja a tela enquanto o usa. O uso do celular se agrava e ele passa a manipulá-lo em locais onde antes não o fazia, como no chuveiro. Fica um pouco nervoso ou desconfortável ao receber mensagens na sua presença e se afasta para atender ligações.
2. Mostrar desinteresse por você
Outra forma de saber se ele te trai é quando ele te exclui de seus planos, eventos ou reuniões com amigos ou colegas de trabalho. Ele costumava levar você para essas atividades, mas não mais. Antes ele dividia os finais de semana com você e eles faziam planos juntos, mas agora ele arruma desculpas para passar sem você ou em outro lugar e com outras pessoas.
3. Ter horários inexplicáveis
Seu namorado ou namorada sai mais cedo do trabalho, mas volta para casa muito tarde, mais tarde do que de costume e sem nenhuma explicação que o convença. Faz “viagens de negócios” repentinas para destinos incomuns ou não relacionados ao seu emprego. Fica ausente para ir trabalhar fora do horário de trabalho.
4. Evidências de diferentes comportamentos sexuais
Suspeitar que seu parceiro está te traindo sexualmente é uma preocupação esmagadora. A maneira de descobrir é ver se há maior interesse sexual ou, na sua falta, se ele não está mais te procurando como antes. O aumento de seu desejo pode ser explicado pela excitação que sua amante produz nele. Já a redução, pela satisfação sexual que encontra em outra pessoa.
5. Ter gastos inexplicáveis
Despesas injustificadas são um dos principais indícios de traição. Aparecem no seu cartão de crédito: cobranças em hotéis ou restaurantes que você não frequentou, compras de presentes que você não deu ou não reconheceu. Ele não contribui mais para os compromissos financeiros que firmaram juntos, porque diz não ter dinheiro (quando na verdade o usa para o outro relacionamento).
6. Viver preocupado com a aparência
De um momento para o outro, ele começou a se preocupar mais do que o normal com sua aparência e a investir tempo para ficar cheiroso e parecer atraente ou sexy antes de sair de casa. Escolhe com muito cuidado as roupas que irá usar e o estilo que irá usar. Investe em roupas novas e está mais interessado em praticar exercícios e cuidar da alimentação.
7. Ficar longe de você
Um sinal suspeito de que seu parceiro está te traindo é que ele se distanciou emocionalmente de você sem motivo aparente. Ele não lhe conta seus assuntos, pensamentos, emoções. Você também pode notar uma diminuição nas conversas profundas e um aumento no diálogo superficial. Ele não se importa mais com o que você sente e com suas necessidades como antes.
8. Encontrar evidências físicas de infidelidade
Com isso nos referimos à situação em que você encontra objetos de outra pessoa (roupas íntimas, acessórios de beleza, etc.) no carro ou em casa. Você também pode encontrar joias, chaves ou bilhetes que não reconhece e que seu parceiro não sabe como explicar. Você encontra vestígios de batom em suas roupas ou um perfume diferente daquele que ele usa.
9. Amigos o verem com outra pessoa
Amigos, familiares, vizinhos ou colegas de trabalho contam que viram seu parceiro com outra pessoa em uma situação comprometedora que sugere infidelidade. Eles o observaram flertando e de mãos dadas com outra pessoa, saindo de um hotel, bar ou cinema em atitudes muito carinhosas.
10. Demonstrar um entusiasmo inesperado
Seu parceiro está mais feliz do que o normal? Sua nova aventura pode enchê-lo de emoção e deixá-lo animado. Portanto, você percebe no seu parceiro mais energia e entusiasmo, ele parece animado e sorridente. Aborda suas atividades com uma atitude maior em relação à realização.
11. Notar padrões anormais nas suas redes sociais
Receba muita atenção, likes ou comentários carinhosos da mesma pessoa. Agora, ele está mais ativo nas redes sociais. A forma de interagir nessas plataformas é diferente.
12. Aproveitar novos hobbies
Ele tem novos hobbies e eles chamam sua atenção para atividades que antes não o atraíam. Se isso ocorrer, pode ser devido à influência de terceiros. Participar desses hobbies pode ser sua oportunidade de conhecer outra pessoa.
13. Preferir sair sem você
Outro alerta de traição é que ele não gosta mais da sua companhia em público e prefere sair sozinho para qualquer lugar. Ele dá desculpas para não te levar e fazer atividades por conta própria, que na verdade são sobre ver alguém que é infiel.
14. Mudanças de humor
Mostra mudanças repentinas de humor, passando de feliz a irritado ou triste sem motivo. Isso pode ser devido a conflitos com terceiros ou ao estresse de tentar esconder sua infidelidade. Talvez seja para outra coisa, lembre-se que não é uma razão inequívoca e que todos nós temos oscilações de humor.
15. Não é a mesma pessoa em privacidade
A frequência ou qualidade das relações sexuais pode ter diminuído sem motivo aparente. Mas não só isso. A intimidade também tem a ver com a cumplicidade do dia a dia e com todo aquele caleidoscópio de pequenos gestos que constroem o vínculo afetivo. Listamos algumas mudanças:
- Você percebe falta de empatia.
- Mal tem momentos legais com você.
- Cancela quase todos os planos conjuntos.
- Compartilha poucos acontecimentos do dia a dia com você.
- Não fala com você sobre suas preocupações e pensamentos.
- Não demonstra muito interesse em saber como foi seu dia.
16. Sua comunicação é diferente
Conforme apontado em um estudo publicado na Frontiers in Psychology, a comunicação é o cerne de um relacionamento amoroso. É esse componente que harmoniza o vínculo, que o constrói e o enriquece. Portanto, é comum que alguém infiel demonstre certos sinais na área de comunicação que não passarão despercebidos por você:
- Conversas evasivas: se você tentar falar sobre determinados assuntos, ele poderá evitar perguntas, responder mal ou evitar aprofundar a conversa.
- Menos interação on-line com você: se antes havia interação constante pelo WhatsApp e redes sociais, mas diminui repentinamente, é um indicador de que é melhor conversar.
- Mudanças na comunicação emocional: tornar-se subitamente mais distante ou frio, a ponto de evitar o contato visual. Você notará menos interesse, pouca escuta e a sensação de que, mesmo estando ao seu lado, a mente dele está longe de você.
- Transformação na linguagem não verbal: observe se há alterações na linguagem corporal durante as conversas, como nervosismo, inquietação ou evitação de contato físico e visual. Este é mais um sinal de distanciamento emocional cuja origem deve ser compreendida.
- Mentiras ou contradições: suas histórias são inconsistentes e incoerentes. Sua versão do mesmo acontecimento muda com o tempo, ele se contradiz no que faz e diz, e entre o que diz e o que dizem seus amigos ou colegas de trabalho. Seu parceiro mente para você o tempo todo.
17. Ter uma atitude defensiva
No Journal of Sex Research é abordada uma questão surpreendente. Muitas vezes, a infidelidade é uma dimensão previsível, se não forem atendidos fatores interpessoais como satisfação no relacionamento, amor, desejo, etc. Ou seja, há áreas que devem ser cuidadas de forma conjunta e constante para evitar possíveis traições. Mas às vezes até essa equação falha.
Se esse medo te acompanha neste momento e você precisa saber se é vítima de infidelidade, analise suas reações. Uma atitude defensiva, como evitar falar sobre certas coisas ou responder com raiva, revelaria outro sinal. É um mecanismo de autoproteção quando algo está oculto.
18. Fazer gaslighting
Essa é uma dinâmica que costuma aparecer em certos casos, mas não em todos. Quando você levanta a possibilidade de a outra pessoa ser infiel, ela pode chamá-la de paranoica. O gaslighting busca invalidar as emoções e preocupações do outro, fazendo-o questionar sua realidade. Isso é comum em contextos de infidelidade.
Ele fará com que você se sinta culpada por ter tais suspeitas, irá desvalorizá-la e chamá-la de louca. Em vez de usar uma boa comunicação para esclarecer as coisas, às vezes esse comportamento agressivo é usado para se defender.
19. Desaparece repentinamente
É possível que seu namorado/namorada ou marido/esposa sempre tenha sido definido pela sinceridade ao dizer onde está. Ele responderia a você em um segundo por mensagem e avisaria que se atrasaria. A infidelidade também é demonstrada pelo desaparecimento repentino sem dar qualquer explicação. Um exemplo disso é sair para fazer uma compra e demorar metade do dia para voltar.
20. Não fazer gestos românticos
O romantismo é a linguagem cotidiana do afeto que se inscreve nos pequenos detalhes. É surpreender o outro com um jantar inesperado ou uma viagem de fim de semana. É também uma mensagem de amor ao meio-dia, relembrando aniversários e praticando a linguagem das carícias em quase qualquer lugar.
Se você percebe que não existe mais magia no dia a dia e que todo gesto parece forçado, tente entender o motivo. A verdade é que, por trás disso, nem sempre deveria haver uma infidelidade, mas deveria haver o peso da rotina ou de um problema não resolvido.
21. Ter amigos que não apresenta para você
De repente, ele te conta sobre novos colegas de trabalho, aqueles com quem começa a sair. Em caso de infidelidade, se você sugerir convidá-los para jantar em casa para conhecê-los, ele usa desculpas sem sentido. Dá tantas justificativas que você começa a suspeitar que essas pessoas, talvez, não existam.
22. Usar a projeção como mecanismo de defesa
Esse é um mecanismo psicológico um tanto complicado, mas surge mais de uma vez nesses contextos. Alguém infiel pode acusá-lo de esconder coisas ou de se comportar de maneira diferente.
Podemos entender melhor com este exemplo: se você contar a ele sobre o seu desconforto porque ele sempre se esconde quando usa o celular, em vez de te ouvir, ele opta por te repreender dizendo que na verdade é você quem passa o dia todo no WhatsApp… conversando com “quem sabe quem”.
Como arrancar a verdade do seu parceiro se ele está te traindo?
Sabemos que suspeitar de infidelidade não é fácil de lidar, mas é importante que você encontre um espaço para conversar com seu parceiro. Procure não fazê-lo em local público, mas sim em local privado, onde estejam sozinhos, seguros e tranquilos. Além disso, seja muito claro sobre as mudanças que o deixam desconfiado e considere estas recomendações:
- Expresse o que você sente sem acusar: concentre-se nos seus sentimentos, mas não culpe sem provas. Você pode dizer o seguinte: “Nas últimas semanas tenho estado muito inseguro e desconfiado e gostaria de falar sobre isso”. Evite desvios e informações irrelevantes.
- Apresente seus motivos: explique com calma e respeito os motivos pelos quais você se sente assim, por exemplo: “Eu me sinto assim porque percebi que você não me deixa mais assistir TikTok com você no seu celular, e toda vez que te ligam, você sai do meu lado.
- Escuta ativa: permita que a outra pessoa expresse sua perspectiva e explique o que está acontecendo. Você poderá obter uma resposta que o convença da fidelidade dele (problemas profissionais ou emocionais, alguma surpresa que ele estava preparando para você).
- Defenda sua suspeita: se a explicação deles for inconsistente e levantar mais dúvidas, insista novamente e mostre sua inconsistência. Nesse caso, você poderia dizer: “Sinceridade e confiança são essenciais para mim, então eu realmente apreciaria se você fosse honesto comigo agora”. Mantenha o tom de voz calmo, mas firme e sério.
- Imponha seus limites e consequências: paralelamente ao ponto anterior, você pode estabelecer um limite e uma consequência, por exemplo: “Você sabe que não tolero mentiras. Se você me foi infiel e me confessar isso, estou disposto a considerar a possibilidade de uma segunda chance. Mas se você não me contar e eu descobrir que você está escondendo a verdade, vou terminar com você e não há chance de ficarmos juntos novamente.”
Depois de insistir algumas vezes, se ele afirma que é fiel a você, então você deve conversar com seu parceiro e negociar mudanças para que a situação seja confortável e você não sinta insegurança e desconfiança no relacionamento.[/atomik -in-text]
Se meu parceiro não me convencer e eu ainda estiver desconfiado, devo ficar de olho nele?
Em alguns casos, conversar funciona para saber quando seu parceiro está te traindo, mas em outros não. Se isso acontecer, você não precisa se tornar um detetive atrás dele, querendo descobrir sua infidelidade. Nesses momentos, é importante que você priorize o amor-próprio e a dignidade.
Seguir e espionar não é bom para você ou para o relacionamento. Esse estado de alerta constante pode esgotar muito e aumentar sua ansiedade e preocupação, o que repercute em outras áreas da sua vida.
Além disso, a outra pessoa pode se sentir assediada e invadida. Se suas suspeitas não forem verdadeiras, agir dessa forma deterioraria o vínculo. Certifique-se de que a dúvida não o transforme em alguém que controla e compromete seus valores para encontrar respostas.
Um relacionamento deve ser baseado na confiança mútua. Se você tem muitas dúvidas, se sente inseguro e ele não te ajuda a reconstruir a confiança, avalie se esse vínculo é bom para você.
Então, o que eu faço se meu cônjuge me trai?
Superar a infidelidade é uma experiência difícil para qualquer pessoa. Ao iniciar esse trabalho, é fundamental se cuidar e evitar algumas armadilhas que pioram a situação. Vamos ver o que você deve evitar e o que pode fazer nesses casos.
O que você deve evitar
- Isolar-se: distanciar-se dos amigos pode fazer você se sentir mais triste ou ansioso.
- Decisões impulsivas: agir por impulso, ressentimento e ódio causaria mais problemas e complicações.
- Negação: fingir que ele não foi infiel a você é inútil para superar a dor de longo prazo. Enfrente a situação.
- Vingar-se: embora seja tentador fazê-lo, evite a vingança porque ela não lhe dará um verdadeiro alívio e complicará a situação.
- Culpar-se: a infidelidade não é sua responsabilidade. Tenha sempre em mente que o fracasso deles não reflete o seu valor como pessoa, mas sim os problemas e decisões do seu parceiro.
O que você pode fazer
- Identifique e aceite suas emoções: aceite que você foi vítima de infidelidade. Reserve um tempo para abraçar suas emoções (tristeza, raiva, decepção). Reflita sobre elas e escreva o que você pensa e sente em um diário. Seja paciente ao passar pelos estágios após a infidelidade.
- Converse: se quiser entender melhor o que aconteceu ou perdoar uma infidelidade, tenha uma conversa honesta com seu cônjuge. Encontre um lugar tranquilo onde você possa conversar sem distrações. Expresse o que você pensa e sente e também ouça o que eles têm a dizer.
- Reflita sobre o relacionamento: pense bem no que você quer fazer e no que é melhor para você. Divorciar-se ou não é uma decisão difícil que você deve considerar, principalmente se houve traição diversas vezes. Mas você não precisa fazer isso sozinho, pode procurar ajuda profissional (jurídica ou psicológica).
- Estabeleça limites: estabeleça limites claros, independentemente de você decidir dar outra chance ou não. Deixe claro quais comportamentos você não aceitará novamente e quais consequências terá a violação do limite.
- Busque apoio social: procure pessoas que apreciam você e em quem você confia. Ligue para eles, encontre-se com eles e desabafe. O apoio social pode ajudá-lo contra o estresse, ansiedade ou tristeza e também ajudá-lo a se recuperar do que aconteceu com você.
- Cuide da sua saúde mental e física: faça atividades que o fortaleçam tanto física quanto mentalmente: faça exercícios, medite, faça caminhadas na natureza, alimente-se de forma saudável, durma bem. Essas atividades também o ajudarão a ter emoções mais agradáveis.
- Faça terapia: um profissional de saúde mental ajuda a processar o que você está vivenciando. Além disso, se você decidiu perdoar, a terapia de casal é uma ótima opção para vocês dois. Lá você aprende a fortalecer sua autoestima e mudar seu diálogo interno.
Um evento complexo em que você é a prioridade
Neste texto aprendemos a reconhecer alguns sinais que sugerem traição, porém, não são prova irrefutável de engano. O uso suspeito do celular, as inconsistências nas histórias e as saídas estranhas são alguns aspectos a ter em conta.
Em meio a suposições e dúvidas, é fundamental que você crie um espaço de diálogo para expressar o que sente e as mudanças que percebe no relacionamento. Se você tem muita insegurança e seu bem-estar está diminuído, tente resolver as coisas com seu parceiro. E se ela não fizer nada, então se priorize e escolha o melhor para sua vida.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- De Netto, P., Quek, K., & Golden, K. (2021). Communication, the heart of a relationship: Examining capitalization, accommodation, and self-construal on relationship satisfaction. Frontiers in Psychology, 12, 1-20. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8710473/
- Gottman, J., & Gottman, S. (2018).
- Rokach, A., & Chan, S. H. (2023). Love and Infidelity: Causes and Consequences. International Journal of Environmental Research and Public Health, 20(5), 1-19. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC10002055/
- Vowels, L. M., Vowels, M. J., & Mark, K. P. (2022). Is infidelity predictable? Using explainable machine learning to identify the most important predictors of infidelity. Journal of Sex Research, 59(2), 224-237. https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/00224499.2021.1967846