7 dicas para fazer uma apresentação criativa no trabalho

Você precisa fazer uma exposição original e inovadora na sua empresa? Para conseguir isso e ter sucesso existe uma série de estratégias que serão muito úteis. Confira quais são elas abaixo.
7 dicas para fazer uma apresentação criativa no trabalho
Valeria Sabater

Escrito e verificado por a psicóloga Valeria Sabater.

Última atualização: 01 fevereiro, 2024

Fazer uma apresentação criativa e bem-sucedida no trabalho é mais fácil do que você pensa. Requer algumas estratégias bem básicas, como facilitar uma conexão empática com o público ou usar recursos interativos. Assim, enquanto muitos recorrem ao clássico PowerPoint, você vai gostar de saber que existem outras propostas capazes de gerar maior impacto.

O mais decisivo nessas situações é a autoconfiança. A boa comunicação e a elaboração de um discurso original, capaz de abordar os pontos mais relevantes de forma clara e cativante serão seus melhores aliados. O sucesso no trabalho às vezes começa a partir de ações como a excelente apresentação de um projeto. No artigo seguinte, damos algumas dicas para que você consiga ter sucesso.

As pessoas raramente têm sucesso em qualquer coisa antes de se divertirem fazendo isso.

~ Dale Carnegie (The Art of Public Speaking) ~

Dicas para fazer uma apresentação criativa no trabalho

Para realizar uma boa apresentação criativa no trabalho, você deve atender tanto aos aspectos processuais quanto atitudinais. Em relação ao último aspecto, sua autoeficácia é um pilar. Como aponta uma investigação publicada pela revista Psicología desde el Caribe, esse conceito refere-se à sua percepção de que será capaz de realizar uma tarefa com sucesso.

Confiança total em si mesmo, domínio do assunto que deseja apresentar e boas ferramentas estratégicas são os três pilares que você deve trabalhar. Sabemos também que esse tipo de dinâmica costuma gerar alguma ansiedade. No entanto, quando você elabora um bom plano e o ensaia, deixa menos espaço para estresse e dúvidas. Tome nota de uma série de dicas abaixo.



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1. Conheça seu público

Ao projetar sua exposição criativa, é importante saber a quem você a está direcionando. Não é igual apresentar seu projeto para seus chefes ou colegas de trabalho do que para clientes específicos. Portanto, é recomendável que, durante seus preparativos, você se faça as seguintes perguntas:

  • Quais são as necessidades do meu público?
  • O que o motiva? O que pode excitá-lo?
  • Meu público faz parte da organização ou são figuras externas?
  • Quais são suas idades ou seus interesses?
  • Qual é o conhecimento que eles têm sobre o assunto que vou apresentar?

Depois de esclarecer essas questões, você poderá adaptar seus objetivos e recursos com mais segurança e precisão.

2. Escolha os materiais com base nos seus objetivos

Um de seus propósitos é oferecer algo inovador à sua exposição. Para isso, é conveniente que você analise cuidadosamente a finalidade do seu projeto e, principalmente, o seu tema. Existem projetos em que você pode usar o emocional para criar um impacto maior. No entanto, em outros casos, pode ser melhor ser mais conservador. Confira uma série de orientações a esse respeito:

  • Apresentação de dados e saldos. Para isso, você deve ser mais rigoroso e objetivo. Nesses contextos, você pode usar os clássicos slides do PowerPoint e também oferecer relatórios em papel para sua equipe.
  • Apresentação de um produto. Nesse caso, é aconselhável fazer uma apresentação que apele às emoções, que seja motivadora e dinâmica. Para isso, lousas digitais e materiais interativos podem ser úteis. Às vezes, o fato de seu público poder interagir com algo físico é muito interessante.
  • A exposição de uma ideia. Esse objetivo exige engenhosidade e inovação. Para cativar seu público, você não deve depender tanto da tecnologia, pois ela tende a desviar a atenção das pessoas. Eles devem olhar apenas para você e sua exposição. Portanto, trabalhe sua comunicação verbal e não verbal, bem como as etapas para se apresentar de maneira original e emocional.

3. A técnica de storytelling

Para realizar uma exposição criativa no trabalho e ter sucesso, será muito útil aplicar a técnica de comunicação storytelling. Pesquisa publicada pela Psychology & Marketing destaca a eficácia dessa técnica na venda de produtos, pois gera um impacto emocional nos consumidores. É um recurso muito útil em qualquer contexto organizacional.

Abaixo, descrevemos alguns elementos dessa técnica e como aplicá-los ao seu projeto:

  • Estrutura. A organização da sua apresentação, de acordo com a técnica do storytelling, deve ser baseada em três partes: um começo, um meio e um fim. Pense nessa exposição como se estivesse contando uma história. Dessa forma, seu público ficará muito mais envolvido com o que você explicar.
  • As personagens. Os protagonistas da sua exposição e dessa “história” que você conta são as pessoas que o ouvem, sejam seus clientes, chefes ou colegas de trabalho. Envolva-os, torne-os parte do que você está explicando.
  • Empatia e humanidade. Uma boa história gera impacto se tivermos empatia por ela, se quem a explica nos cativar e nos parecer alguém humano, afável e credível. Esse deve ser seu objetivo ao fazer a exposição.
  • Superar obstáculos. Sua exposição criativa deve enfatizar a ideia de que sua proposta, ideia ou produto busca facilitar a vida das pessoas e permitir que elas superem obstáculos. O que você apresenta deve parecer original, mas também útil. Daí a relevância da técnica de storytelling.
  • Final feliz. O fechamento é um dos aspectos mais importantes ao fazer uma apresentação criativa no trabalho. Planeje bem e chegue a uma conclusão inspiradora que fará seu público sentir alguma esperança, curiosidade e positividade.

4. Calcule o tempo para fazer uma apresentação criativa no trabalho

Existe um livro muito interessante chamado Método TED para hablar en público: los secretos de las conferencias que triunfan en todo el mundo  (Método TED para falar em público: os segredos das conferências bem-sucedidas no mundo todo). Foi escrito em 2013 e seu autor é Jeremey Donovan, organizador de palestras TED e especialista em exposições públicas. Nesse texto, ele explica que, ao apresentar um tema ou projeto, o ideal é não ultrapassar 15 a 18 minutos.

Da mesma forma, um artigo em Advances in Physiology Education nos fornece informações valiosas. As palestras agora duram cerca de 15 minutos porque o nível ideal de atenção é reduzido após essa fração de tempo. No entanto, o interesse do público e sua atenção dependerão da originalidade de sua apresentação e habilidades de comunicação.

5. A técnica de dados atraentes

Para realizar uma exposição original em seu trabalho, existe um recurso que nunca falha. Você deve atrair e cativar seu público e, para isso, será útil fornecer dados de grande valor, curiosos, originais e divertidos. A conjunção de todos eles levará você ao sucesso. Tome nota de algumas dicas simples:

  • Comece sua apresentação com uma anedota.
  • Faça uma piada pontual que seja inteligente.
  • Coloque algum vídeo que seja atrativo e que contextualize suas informações.
  • Use metáforas e analogias para tornar o conteúdo mais fácil de entender.
  • Forneça dados numéricos, diagramas e gráficos que ofereçam informações interessantes.
  • Conte a história de como a vida de alguém foi mudada por um problema relacionado à sua exposição.

6. Sua comunicação: a chave do sucesso

Para ter sucesso em uma exposição, não importa o quanto você domine um assunto. É importante como você comunica o que sabe. Dessa forma, falar com confiança, assertividade, engenhosidade e proximidade são variáveis que você deve dominar em nível de especialista. Mas ainda existe outra variável de grande relevância: a comunicação não verbal.

Nesse sentido, vale destacar o especialista em expressão facial David Matsumoto. Seu livro, Nonverbal Communication (Comunicação Não-Verbal, 2012), é um dos manuais mais destacados para dominar esse assunto. Estas são as dicas que nos oferece e que podem ser úteis para você:

  • Pratique o sorriso de Duchenne.
  • Nunca cruze os braços ou apoie-os na cintura.
  • Cuide da sua postura e movimente-se naturalmente pelo ambiente.
  • Mantenha contato visual com as pessoas que o observam.
  • O movimento das mãos e braços deve ser flexível e relaxado.
  • Cuide de suas microexpressões. Elas devem estar relaxadas o tempo todo.

7. Pratique e visualize

Para ter sucesso em sua exposição criativa, não hesite em ensaiar e praticar sempre que puder. Só assim você detectará erros, se sentirá mais competente e se familiarizará com os materiais e conteúdos que deseja apresentar. Além disso, não se esqueça de regular suas emoções, controlar o estresse e realizar exercícios de relaxamento e respiração.

Por outro lado, uma estratégia que permitirá que você se sinta mais segura ao expor seu projeto é a técnica de visualização. Imagine-se nessa situação e em cada parte dessa dinâmica. Crie em sua mente a experiência como se estivesse assistindo a um filme e familiarize-se com ele.



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Planeje, confie e aproveite suas exposições

Com certeza ao longo de sua vida profissional você já enfrentou inúmeras exposições, seja no âmbito acadêmico ou profissional. Como você sabe, o sucesso não vem sozinho, há muitas horas de preparação e planejamento por trás.

Agora, um fator que você não pode deixar de lado durante essas dinâmicas é se divertir enquanto as realiza. Quem se encanta com o que faz gera um impacto maior em seu público.

Por fim, se você está procurando inspiração, não hesite em rever as apresentações que Steve Jobs fazia toda vez que trazia uma nova tecnologia para o mercado. A sua forma de apresentar, tão simples e eficaz, é inesquecível.


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