Psicologia forense

A psicologia forense é imprescindível em qualquer processo judicial ou investigação criminal. Nesta seção você saberá como são realizadas avaliações, assessorias e intervenções nos tribunais de justiça.

Relatório psicológico forense: como fazê-lo?

O relatório psicológico forense é um documento — científico e objetivo — que registra os resultados e as conclusões de uma avaliação pericial. Portanto, deve ser considerado um documento legal. Além disso, implica uma responsabilidade especial e quem o elabora pode ter…

A síndrome de Lima

A mente humana permanece um mistério em pleno século XXI. Há casos, como o da síndrome de Lima, que nos deixam estupefatos. É um fenômeno tão complexo que surpreende tanto pessoas próximas quanto desconhecidos. Hoje, ainda é considerado, em parte,…

Método VERA para traçar perfis de criminosos

Os perfis criminais são uma ferramenta fundamental para a investigação policial. A Seção de Análise de Conduta do CNP espanhol está usando atualmente o método VERA para traçar perfis criminais. Desenvolvido por D. Juan E. Soto Castro, chefe da Seção…

A psicologia da testemunha

A figura da testemunha é uma peça fundamental em um julgamento, por isso a psicologia da testemunha tem uma importância tão grande neste âmbito. O que a testemunha transmite pode servir de apoio às diferentes provas físicas que são apresentadas…

O polígrafo é eficaz?

O polígrafo, geralmente conhecido como “detector de mentiras”, é um instrumento criado no século XX. Sua etiologia linguística deriva de poli = “muitos” e grafo = referente a gráficos e à escrita. Assim, podemos dizer que o polígrafo é a…

Psicologia do testemunho: a qualidade da lembrança

A psicologia do testemunho é o conjunto de conhecimentos e investigações com os quais se busca garantir a qualidade dos relatos prestados pelas testemunhas oculares. Muitos autores vêm realizando contribuições neste campo, tão pouco conhecido quanto relevante no âmbito judicial…

O que é a psicologia aplicada?

A psicologia pode ser concebida como uma grande árvore com ramos infinitos que tentam entender o comportamento humano. Dessa forma, entre todo esse conjunto de galhos e folhas, existe um que é particularmente útil e diferenciado: falamos da psicologia aplicada,…

Por que estudar psicologia?

Poderíamos lhe dar mil razões pelas quais vale a pena estudar psicologia. No entanto, há uma que resume tudo: a psicologia é apaixonante. Poucas disciplinas vão além do simples desempenho profissional para nos enriquecer como pessoas, para nos permitir crescer…